Publicidade
Cotidiano
SEGURANÇA

SSP-AM inicia parceria com UEA para monitorar interior via tecnologia

A primeira transmissão da parceria por videoconferência,via satélite, foi realizada nesta terça-feira, com presença do secretário Sérgio Fontes, o reitor da UEA Cleinaldo Almeida e representantes do sistema de segurança 15/02/2017 às 09:24
Show unnamed
(Foto: Erlon Rodrigues/SSP-AM)
Lídia Ferreira Manaus (AM)

 O Sistema Mediado por Tecnologia (IPTV), usado há 16 anos para educação dentro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a partir deste mês será utilizado também pelos órgãos de segurança para suprir o déficit de efetivos no interior do Estado. A primeira transmissão da parceria por videoconferência,via satélite, foi realizada nesta terça-feira, com presença do Secretário de Estado da Segurança, Sérgio Fontes, o reitor da UEA Cleinaldo Almeida e representantes dá do sistema de segurança, na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA).

Servidores do Sistema de Segurança, entre Policiais Civis e Militares, bombeiros, Detran-AM e demais profissionais com atuação nos 61 municípios poderão, literalmente, se conectar com seus respectivos comandos sediados em Manaus. A transmissão ocorrerá dos estúdios sediados na UEA para pontos instalados no interior, onde os interlocutores podem se comunicar em tempo real por meio de áudio e vídeo. “Essa ferramenta vai representar uma guinada nas nossas relações, vamos poder olhar no olho do nosso colega que está em Envira, por exemplo, e discutir com ele os problemas que estão ocorrendo lá. Problemas como presos em delegacias,falta de efetivo, enfim, o dia a dia. Se  integração na capital é muito importante, no interior é uma questão de sobrevivência”, disse Sérgio Fontes.

De acordo com o secretário, todos os municípios, inclusive Manaus, estão com o déficit de efetivo em todos os órgãos. A Polícia Militar, por exemplo, tem 10 mil policiais, dos quais 4 mil estão do interior. “Temos municípios como Maraã, que não tem aeroporto, outros que não tem linha área e que é muito difícil e muito caro o deslocamento e outros que com efetivo muito pouco que você não pode deslocar um servidor para fazer uma capacitação em Manaus pois pode prejudicar toda a estrutura do patrulhamento. E essa ferramenta fará com que o sistema alcance esses profissionais”, destaca. “O custo dessa parceria custou zero, a UEA já tinha todo o sistema”, completou.

Com isso, o IPTV da UEA passará a ser utilizado de maneira concomitante pelos professores e servidores da SSP-AM, cada equipe com horários e dias diferenciados, de acordo com o reitor Cleinaldo Almeida. “Eles terão calendários de reuniões, cursos de capacitação com calendário pré-estabelecido, assim como a educação tem seus agendamentos. É um momento histórico, estamos somando esforços por meio da tecnologia para essa integração. Na prática, eles estarão nos nossos estúdios e a UEA dará todo o suporte”, diz. 

Publicidade
Publicidade