Publicidade
Cotidiano
Notícias

SSP convoca 3,5 mil servidores para garantir segurança no Enem e no aniversário de Manaus

Neste final de semana acontecem as provas do Enem em todo o Estado e as comemorações pelo aniversário de 346 anos de Manaus, incluindo a festa do Boi Manaus 22/10/2015 às 12:39
Show 1
As provas do Enem serão aplicadas em Manaus e em todo o território nacional
Silane Souza Manaus

Cerca de 3,5 mil servidores estarão envolvidos no plano de segurança integrada executado a partir de amanhã (23), até domingo, durante a realização de dois eventos: a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Estado e a festa em comemoração ao aniversário de 346 anos de Manaus, no sábado (24).

O modelo, divulgado hoje (22), foi montado pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e conta com a participação de todos os órgãos de segurança do Estado (Polícias Civil e Militar, Departamento de Trânsito e Corpo de Bombeiros), além de outros órgãos das esferas estadual e municipal.

Segundo o secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da SSP-AM, coronel PM Dan Câmara, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará ativo durante a realização dos dois eventos (Enem e aniversário de Manaus), tanto no perímetro urbano da capital como em todo o estado e a nível nacional.

“O diferencial deste ano é que nós também estamos ‘interoperando’ com o Centro Nacional de Comando e Controle”, afirmou Dan Câmara durante coletiva de impresa. As provas do Enem serão aplicadas em todo o território nacional.

Enem 2015

O coordenador estadual da operação Enem, tenente-coronel George Freitas, declarou que a ação será realizada nos dias 24 e 25 em 56 municípios do Estado, totalizando 330 locais de prova. “O objetivo é fornecer a segurança necessária para todos os candidatos e servidores envolvidos”, destacou. Segundo ele, a PM já iniciou uma fase da operação, com escolta de cargas e provas até os municípios. No dia 24 serão instalados os Centros de Comando e Controle Nacional e Estadual.


A festa do Boi Manaus acontece em dois lugares este ano

Boi Manaus

Conforme Câmara, a operação “Boi Manaus 2015” será efetuada nos dias 23 e 24, sexta e sábado, nos dois locais do evento: avenida Itaúba, na Zona Leste, e no Complexo Turístico na Ponta Negra, Zona Oeste. Na Itaúba será colocada uma unidade móvel do CICC-Local e serão instalados gradis para possibilitar a vistoria de segurança dos frequentadores.

Já a Ponta Negra, ainda de acordo com Câmara, a festa contará com uma unidade do CICC-Móvel e a Plataforma de Observação Elevada (POE), ferramentas que permitem o funcionamento do sistema de vídeo-monitoramento de segurança em locais estratégicos e no entorno do local do Complexo Turístico.

GeoAmazonas

Ainda durante as ações de segurança, será utilizada a plataforma GeoAmazonas, que se trata de um banco de dados colaborativo com informações do Município, do Estado e da Federação e que é utilizado para identificar pontos de interesse sensíveis na cidade, auxiliando o trabalho durante a operação.

Publicidade
Publicidade