Sábado, 24 de Agosto de 2019
DECISÃO

STF veta transferência de Lula e ex-presidente segue preso em Curitiba

Os ministros decidiram que qualquer possível transferência de Lula só será definida quando a Suprema Corte julgar uma ação que questiona a atuação do então juiz Sérgio Moro no caso



lula_intercept_29924ED6-210A-443A-A236-0E050CF51EB6.jpg
07/08/2019 às 17:06

Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal suspendeu a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, em São Paulo. Dos 11 ministros, apenas Marco Aurélio Mello votou pela transferência do ex-presidente, que hoje cumpre pena em Curitiba (PR).

Os ministros decidiram que qualquer possível transferência de Lula só será definida quando a Suprema Corte julgar uma ação da defesa do ex-presidente que questiona a atuação do então juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, no processo que condenou Lula à prisão no caso envolvendo o triplex do Guarujá.

A transferência de Lula de Curitiba para São Paulo havia sido decidida pela Justiça Federal a pedido do superintendente da PF no Paraná, Luciano Flores, sob a argumentação de que a prisão do petista altera a rotina do prédio do órgão. Ele está custodiado em cela especial no local desde 7 de abril do ano passado.

No recurso ao STF contra a transferência, a defesa de Lula pediu que ele fosse colocado em liberdade. Caso esse pedido fosse negado, a intenção da defesa era pela manutenção da prisão de Lula em Curitiba. O STF negou a libertação do ex-presidente, mas deferiu o pedido para que ele siga na capital paranaense.  

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.