Sábado, 22 de Fevereiro de 2020
EDUCAÇÃO AVANÇADA

Super escola de tempo integral é inaugurada em Presidente Figueiredo

Espaço conta com biblioteca, refeitório, laboratórios de informática e química, consultório psicológico e médico, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, campo de futebol, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica



wilson_wilson_9848F7E3-F7D2-4362-A04F-CF8E5C8764BE.jpg Fotos: Euzivaldo Queiroz
07/02/2020 às 14:36

"Saí de casa muito cedo, ainda era noite”, conta Guilherme Antunes de dez anos ao lado da mãe, Adriana Antunes. Os dois caminharam mais de 30 minutos para acompanhar Rodrigo, o irmão mais velho de Guilherme, que irá estudar no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Maria Eva dos Santos, inaugurado nesta sexta-feira (7), em Presidente Figueiredo, município distante 100 quilômetros de Manaus.

A família Antunes acompanhou junto a uma multidão de aproximadamente 500  pessoas, o momento em que o governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) cortou o laço que simboliza a abertura das atividades do inédito local de ensino em tempo integral, nesta manhã. Um marco na história do município de 27 mil habitantes, uma luz na história da Educação do Amazonas.



Com 24 salas, e atendendo 960 estudantes, o Ceti entra em funcionamento a partir da próxima segunda-feira (10). A unidade modelo é a quarta entregue pelo Governo do Amazonas em menos de dois anos da atual gestão. Ao todo, o Governo investiu cerca de R$ 21 milhões na construção e mobília do novo Ceti. As outras três unidades inauguradas no ano passado, em Benjamin Constant, Nova Olinda do Norte e Lábrea, receberam investimento de R$ 67 milhões. Juntos, estes três novos Cetis, atendem mais de 2.800 alunos.

Luz no Ceti

Guilherme Antunes vai estudar o primeiro ano do ensino médio em tempo integral, e afirma que pra ele, o ano novo acabou de começar. “Via na televisão que garotos da minha idade passavam o dia na escola. Eu sempre quis isso, porque amo estudar e em casa fico muito distraído. Minha festa de ano novo é hoje”, desabafa.

Durante pronunciamento, Wilson Lima (PSC) explicou que o Ceti em Presidente Figueiredo é o mais avançado construído até o momento pela sua gestão. “Duvido que exista em todo o Estado uma unidade de ensino com tantos recursos e estrutura como encontramos aqui”, disse.

No evento, Wilson Lima anunciou que o Estado vai retomar a distribuição de fardamento e material escolar para o ano de 2020.

“Então, nós estamos muito otimistas com esses avanços que nós estamos tendo na área educacional, com o início do ano letivo de 2020. Inclusive a gente vai entregar neste ano fardamento para os alunos, tanto da capital quanto do interior, e também o kit escolar, que eram entregas que não eram feitas há cinco anos, no caso do fardamento escolar, e quatro anos, no caso do kit escolar”, afirmou Wilson Lima.

Completo

A unidade de ensino possui laboratórios de informática e química, além de consultório psicológico e médico.

Um dos projetos inovadores da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc-AM) a sala do Google, repleta de interatividade tecnológica, promete inserir os estudantes do Ceti no mercado de trabalho da Indústria 4.0.

Além disso, a unidade de ensino possui piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, campo de futebol, vestiários e salas de dança, música, artes marciais, fanfarra e ginástica.

No refeitório, palco do evento de inauguração, serão servidas mais de 1 mil refeições diariamente. O que coloca o Ceti entre os grandes centros de ensino do Estado.

“Lutamos para tornar este sonho realidade, e aqui no estamos em um dos maiores centros de ensino do Amazonas”, disse o secretário interino da Seduc-AM, Luis Fabian Pereira Barbosa.

Para Romero Mendonça (PTB), prefeito de Presidente Figueiredo, a escola em tempo integral afasta o assédio de traficantes contra os estudantes. “Eles [líderes do trafico] não irão mais assediar, atentar contra nossos adolescentes”, disse o prefeito.

De acordo com a líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Joana Darc (PP), o Ceti é uma realização conjunta entre deputados e governo. “Esse espaço também será usado pela comunidade como um todo. Nós na Aleam atuamos em conjunto com o governo para entregar esta e outras quatro unidades de ensino no mesmo modelo, em cidades do Amazonas”, afirmou.

Ao finalizar o evento de inauguração, a multidão se reuniu para comemorar a entrega da unidade. Momento em que as mães se reuniram, pediram silêncio e em uníssono agradeceram pela funcionamento da unidade de ensino.

“Eu fico feliz com a felicidade dele. Eu não tive oportunidade de estudar, mas só de imaginar meu filho estudando em uma escola dessas, me enche de alegria”, conta Adriana, mãe de Rodrigo, enquanto segura a mão de Guilherme, que pretende visitar o irmão mais vezes na unidade de ensino. "Eu gostei, aqui é tudo lindo", finaliza.

Eva dos Santos

Maria Eva dos Santos exerceu a função de merendeira durante toda a sua vida profissional no município, por isso também foi homenageada como nome da escola modelo em Presidente. Eva nasceu na cidade de Hortelã em Alagoas, no dia 28 de setembro de 1955. Tendo sido casada por 45 anos com Mariano Pádua dos Santos, com quem teve 19 filhos.

Filha de agricultora, chegou em Presidente Figueiredo no ano de 1985 e foi morar nas dependências da Agropecuária Jayoro, uma vez que esta veio para trabalhar no corte de cana-de-açúcar. Ingressou como servidora pública no Estado como auxiliar de serviços gerais no ano de 1990 e passou a exercer a função de merendeira posteriormente.

Ao longo de toda a sua vida profissional, Eva trabalhou na Escola Estadual Maria Calderaro, até o ano de 2016. Mesmo nunca tendo estudado.

Repórter

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.