Publicidade
Cotidiano
ALIMENTAÇÃO

‘Superalimentos’ são os principais aliados para uma vida longa e saudável

Produzidos há milênios em países como China, Índia e México, entre tantos outros, esses superalimentos são promessa de mais saúde e melhor qualidade de vida 10/07/2017 às 05:00
Show 1246327
A nutricionista Maria Azêdo revela vantagens de inserir esses alimentos nas refeições diárias (Foto: Clóvis Miranda)
Gabriel Machado

O segredo para uma vida saudável e longínqua vem dos quatro cantos do mundo. Conhecidos  como “alimentos milenares”, algumas iguarias vêm ganhando cada vez mais destaque nas refeições dos brasileiros. Produzidos há milênios em países como China, Índia e México, entre tantos outros, esses superalimentos são promessa de mais saúde e melhor qualidade de vida.

O VIDA & ESTILO conversou com a nutricionista Maria Azêdo para conhecer algumas dessas iguarias e seus principais benefícios ao bem-estar de quem as consome. Basta juntar esses alimentos às refeições diárias - buscando uma alimentação mais equilibrada -, e observar os resultados. Confira abaixo o que a profissional disse sobre os novos “queridinhos” dos brasileiros: chia, goji, kombucha, tofu e agave.

Chia

Classificada por Maria como sendo a “queridinha” do brasileiro, a chia é nativa da Guatemala e de algumas regiões da Colômbia. Ela é conhecida por prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além de auxiliar na perda de peso. “A chia causa aquela leve sensação de saciedade e é rica em fibras, omega 3 e proteínas, além de ser uma semente antioxidante”, conta a nutricionista.

Goji

Fruta típica do sul da Ásia, o goji ganhou força nas redes sociais por seus benefícios energéticos e antioxidantes. “Atualmente, uso o goji em forma de fruta desidratada. Ela auxilia muito na perda de peso e no sistema imunológico, além de ser antioxidante. No entanto, se consumida em excesso, pode apresentar um teor calórico considerável”, afirmou Maria.

Agave

Esta planta tem origem no México e fornece um néctar que, após ser extraído e filtrado, resulta em um adoçante orgânico (foto acima). “Já pode deixar o açúcar de lado e substituir por ele (risos). O agave possui um baixo índice glicêmico, porém chega a ser mais doce que o açúcar”, revelou a nutricionista. O alimento contém boas doses de minerais, como ferro, zinco e magnésio, e pode ser utilizado como coadjuvante ao emagrecimento. Misturá-lo com chás quente e gelado, salada de frutas e iogurte são algumas sugestões de consumo.

Chá de kombucha

Descoberto na Rússia, no século XIX, o chá de kombucha se tornou popular nas culturas japonesa e chinesa. “Popularmente, dizem que o chá é feito à base de bactérias não nocivas e que auxilia a flora intestinal e a saúde como um todo. Vale a pena experimentar”.

Tofu

Descoberto há dois mil anos pelos chineses, o tofu logo passou a fazer parte das receitas culinárias da nobreza japonesa e dos samurais. De acordo com Maria, ele é uma ótima opção para os vegetarianos e riquíssimo em proteínas. “Inclusive, alguns artigos mostram o tofu como poderoso aliado à prevenção do câncer de mama”, completou.

Publicidade
Publicidade