Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Notícias

Susam firma convênio com Hospital Albert Einstein

O Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo passará a fazer uso da Telemedicina, sintonizado com as equipes do hospital paulista


17/04/2013 às 12:12

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) firmou convênio com um dos hospitais mais conceituados do Brasil, o Hospital Israelista Albert Einstein (HIAE), de São Paulo.

Por meio do convênio, o Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra Araújo passará a fazer uso da Telemedicina, sintonizado em tempo real com as equipes do hospital paulista.  

A unidade, situada na zona Leste de Manaus e que compõe a rede de atendimento de urgência do Governo do Amazonas, é a terceira do País e a primeira da região Norte a ser beneficiada pelo projeto “Telemedicina no Apoio Diagnóstico e Terapêutico ao Doente Grave nas Emergências”.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o projeto é resultado de parceria do Ministério da Saúde com o HIAE, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

Com o suporte da nova tecnologia, a equipe do Platão Araújo, poderá, quando julgar necessário, acionar a Central de Telemedicina do Albert Einstein para, em tempo real, trocar informações e ouvir uma segunda opinião no tratamento de pacientes graves, atendidos na unidade.

Na central do HIAE, que funciona em regime de plantão 24 horas, atuam 16 médicos especialistas em Medicina intensiva e de urgência. Wilson Alecrim destaca que um dos critérios que permitiu ao Pronto Socorro Platão Araújo ser contemplado com o projeto foi o fato de a unidade estar com o sistema de prontuário eletrônico já totalmente implantado. 

O Pronto Socorro Platão Araújo realiza, em média, 1,1 mil atendimentos por dia, nas áreas de cirurgia geral, ortopedia, cirurgia vascular, clínica médica e pediatria. A unidade dispõe de 225 leitos, incluindo leitos de UTI pediátrica e para adultos.

Através do programa, todos os municípios do interior têm acesso ao exame de eletrocardiograma, por meio do qual é possível fazer o diagnóstico do infarto agudo do miocárdio. Os médicos que atuam nos municípios foram capacitados e recebem o suporte da equipe de cardiologistas do Hospital Francisca Mendes, que é a unidade de referência em cardiologia no Estado.  O exame é coletado pelo médico do interior e encaminhado on-line, por um sistema via satélite, para os cardiologistas do Francisca Mendes. O laudo do exame é feito pela equipe do hospital e o serviço está disponível 24h por dia e laudo retorna ao município, pelo mesmo sistema.

As teleconsultas são outra metodologia facilitada pelo programa. Disponibiliza em 31 municípios do interior, o sistema de teleconsultas cobre 17 especialidades médicas, entre elas a dermatologia, ginecologia e pediatria. Funciona da seguinte forma: o médico generalista que faz o atendimento no município atende a um caso e precisa da opinião do especialista para fechar o diagnóstico. O médico faz o agendamento da consulta com o especialista e no dia marcado o paciente retorna. A consulta é feita on-line, com a presença do paciente, do médico do município e o especialista.

publicidade
publicidade
Confira a lista dos 774 convocados no concurso da Susam de 2014
Governador assina convocação de 774 classificados do concurso da Susam
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.