Domingo, 21 de Julho de 2019
SAÚDE

Interior e capital já receberam 46 das 100 novas ambulâncias que vão reforçar serviço

Das 100 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, 28 são de Suporte Avançado, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 72 são de Suporte Básico



WhatsApp_Image_2018-08-02_at_13.08.09.jpeg
02/08/2018 às 13:30

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já recebeu 46 ambulâncias, das 100 que foram adquiridas pelo Governo do Amazonas, para reforçar o serviço de remoção de pacientes, nos municípios do interior e capital. Já foram entregues às Prefeituras 25 ambulâncias e 21 serão despachadas nos próximos dias. Até o final do mês de agosto, segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, todas as 100 ambulâncias já estarão nos seus destinos.

Na maioria dos municípios, quando a atual administração assumiu, as ambulâncias estavam paradas, quebradas, sem manutenção. “Alguns estavam fazendo remoções em carros particulares”, afirma a secretária Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Pereira, da Susam.

Das 100 ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado, 28 são de Suporte Avançado, equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e 72 são de Suporte Básico. As 25 ambulâncias já entregues beneficiaram 20 municípios (alguns receberam mais de uma). São eles: Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Carauari, Itapiranga, Lábrea, Iranduba, Careiro Castanho, Silves, Itacoatiara, Barreirinha, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna, Maués, Nhamundá, Parintins, Envira, Novo Airão, Manicoré e Tabatinga.

As ambulâncias estão sendo entregues à medida que chegam a Manaus. A nova remessa, com 21 ambulâncias, já chegou e o cronograma está sendo definido para entrega. Os veículos vêm de São Paulo, por estrada até Belém, seguindo de balsa para Manaus.

Nessa nova remessa, além do interior, a capital será contemplada com ambulância de Suporte Avançado, para o Sistema de Regulação, que faz a remoção intra-hospitalar de pacientes. “Equipar as unidades com ambulância é uma das prioridades desta gestão”, afirma Edylene Pereira.
 
Entre os municípios já contemplados está Parintins, que recebeu uma ambulância de Suporte Básico e uma de Suporte Avançado, esta última preparada para funcionar como  UTI móvel, o que garante mais segurança no transporte de pacientes em estado grave. Os dois equipamentos foram entregues esta semana ao secretário de Saúde do município, Clerton Rodrigues Florêncio.

O vice-prefeito de Iranduba, Eduardo Cavalcante, também recebeu duas ambulâncias para o município. Segundo ele, a Prefeitura estava com dificuldade em fazer a remoção de pacientes, por causa do mau estado de conservação dos dois veículos que prestavam o serviço na cidade. “As ambulâncias que recebemos vão ajudar muito o município, e vamos atender também o Distrito do Cacau Pirera”, disse ele.

O prefeito de Silves, Aristides Queiroz, recebeu uma nova ambulância para o município, que enfrentava dificuldade no transporte de pacientes. “Não pode um município não ter um transporte para remover pacientes em estado grave. Sem ambulância, não tem como atender a demanda”, afirmou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.