Publicidade
Cotidiano
Notícias

Susam lança campanha em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids nesta segunda-feira

A ação é um convite à população para realizar o exame que permite o diagnóstico da doença e um alerta à prevenção, além de chamar atenção para o combate ao preconceito e discriminação aos pacientes que vivem com HIV/Aids 30/11/2015 às 10:38
Show 1
Para marcar o 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids - a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) lançou na manhã desta segunda-feira, 30, a campanha “#boratestar”
silane souza ---

Para marcar o 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra Aids - a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) lançou na manhã desta segunda-feira (30), a campanha “#boratestar”. A ação é um convite à população para realizar o exame que permite o diagnóstico da doença e um alerta à prevenção, além de chamar atenção para o combate ao preconceito e discriminação aos pacientes que vivem com HIV/Aids.

A solenidade de abertura da campanha ocorreu na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Zona Centro-Oeste. Na ocasião, a Coordenação Estadual de DST/Aids, vinculada à Fundação de Medicina Tropical, apresentou as ações que serão desenvolvidas durante essa semana, como parte da campanha, e o material que será utilizado.

Entre as ações, que começaram no último dia 28, com atendimentos realizados na Ponta Negra, Zona Oeste, está uma programação especial na FMT-HVD. Nessa terça-feira, 1, haverá testagem rápida para HIV e exibição de vídeos educativos na área do ambulatório da unidade, das 8h às 15h30.

De quarta a sexta-feira, a Unidade Móvel Itinerante da FMT estará posicionada  no Centro, em frente ao Colégio Militar, para realização de testagem para o HIV. Nos dois primeiros dias, o atendimento será das 9h às 16h, na sexta, das 9h às 12h.

No interior do Estado, a programação  seguirá calendário e atividades independentes, organizadas pelas coordenações municipais de DST/AIDS.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Pedro Elias, o Amazonas continua sendo o terceiro Estado da federação com a maior incidência de Aids. "Isso é preocupante porque mais de 80% desse público infectado hoje é constituído por jovens de modo que a nossa ação será empreendida especialmente para esse público", destacou.

Além de Pedro Elias, a solenidade contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, a diretora-presidente da FMT, Graça Alecrim, a diretora-adjunta do Departamento Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Adele Benzaken e representantes da organizações não governamentais que atuam dando apoio a pessoas vivendo com o HIV.

Selo  

Durante a solenidade na FMT-HVD, o secretário de Saúde, Pedro Elias de Souza, fez o lançamento do Selo Maternidade Sem Transmissão Vertical. A iniciativa pretende estimular as maternidades públicas do Estado a zerarem as notificações de transmissão do vírus HIV da mãe para o bebê.

Boletim

Também foi lançado o Boletim Epidemiológico de Aids e Sífilis 2015, documento produzido pela Coordenação Estadual de DST/Aids.

Publicidade
Publicidade