Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
susam.jpg
publicidade
publicidade

SAÚDE

Susam promove oficina sobre cuidados com a saúde do homem nos dias 6 e 7

No dia 6, oficina será realizada no município de Itacoatiara e no dia seguinte virá para Manaus. Evento reunirá profissionais de todo o Amazonas e terá a presença de representantes do Ministério da Saúde


03/04/2017 às 12:22

A Coordenação de Atenção Integral à Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realiza nos dias 6 e 7 de abril a “Oficina de Lançamento e Capacitação do Guia do pré-natal do parceiro” e do “Guia de Saúde do Homem para o Agente Comunitário de Saúde”.

No dia 6 a oficina será realizada no município de Itacoatiara e o público alvo serão os profissionais da área de saúde que trabalham na Estratégia Saúde da Família (ESF), os responsáveis pela coordenação da Atenção Básica em Saúde e os responsáveis pelas ações de saúde do homem. O evento reunirá profissionais dos municípios de Itacoatiara, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã, Urucará, Urucurituba, Parintins, Nhamundá, Maués, Boa Vista do Ramos e Barreirinha.

No dia seguinte o evento será ministrado em Manaus, no auditório Senador João Bosco, na Escola do Legislativo, na Assembleia Legislativa do Amazonas. Nesta etapa o público alvo são os profissionais da saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), nos Distritos Sanitários de Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde.

As oficinas serão ministradas pelo coordenador nacional da saúde do Homem, do Ministério da Saúde, Francisco Norberto Silva e pelo assessor técnico, Ayrton Brito.

publicidade

O primeiro assunto apresentado na oficina está é a própria Política Nacional de Atenção à Saúde do Homem, com destaque para os cinco eixos prioritários: acesso e o acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, prevenção de violências e acidentes e as doenças prevalentes na população masculina.

“Essa política é relativamente nova e nós precisamos fazer esse trabalho de conscientizar nossos profissionais sobre a existência dela e como eles devem trabalhar para implantar a política de fato e garantir que os homens do nosso estado possam viver com mais saúde e qualidade de vida”, explica a coordenadora estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem, Thyana Palmeira.

Também será apresentado o Guia do Pré-Natal do Parceiro, esse guia deverá a ser utilizado pelos profissionais de saúde para incentivar os homens a participarem ativamente de todo o acompanhamento de pré-natal de suas companheiras a fim de dar apoio à mesma e também para acompanhar de perto a vida intra uterina do bebê. O guia traz o passo a passo de como deve ser conduzida a consulta de pré-natal com a presença do homem junto à mulher.

O Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitário de Saúde também será apresentado e detalhado durante a Oficina. Esse guia traz de forma detalhada o que pode ser feito pelos agentes comunitários de saúde para promover a saúde da população masculina.

publicidade
publicidade
Médicos e estudantes de Medicina participam de cursos de capacitação da UEA
Homem é morto com três tiros na Zona Norte após deixar filha em escola
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.