Publicidade
Cotidiano
Notícias

Susam realiza mutirão de cirurgia para a correção de lábio leporino, no município de Tefé (AM)

Crianças e adultos poderão fazer a correção labial por meio do programa Amazonas Saúde Itinerante, da Susam 18/03/2015 às 11:14
Show 1
Equipe médica da organização não governamental Smile Train conta com cirurgião bucomaxilo, cirurgião plástico, anestesista e cirurgião geral
Jornal A Crítica Tefé (AM)

Uma jornada de cirurgia para a correção de lábio leporino está no município de Tefé (distante 525 quilômetros de Manaus), beneficiando pacientes adultos e crianças. A ação faz parte do Programa Amazonas Saúde Itinerante, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e a organização não governamental Smile Train, além de contar com a ajuda da Igreja Presbiteriana de Manaus.

Esta é a primeira jornada de cirurgias de lábio leporino deste ano no interior do Estado e estão programadas ações do tipo também para os municípios de Eirunepé, Tabatinga e Parintins. “No ano passado, as jornadas para atendimento dos pacientes que precisam das cirurgias reparadoras dessa alteração congênita foram levadas aos municípios de Benjamin Constant, Itacoatiara, Parintins, Silves e Barreirinha”, frisa o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim.

O cirurgião bucomaxilo Joaquim Alves, que coordenará a jornada de cirurgias, explica que aproximadamente 58 pacientes portadores de lábio leporino foram triados e deverão ser avaliados pela equipe médica que estará em Tefé, para a realização das cirurgias. “São pacientes do próprio município e de outras cidades da região, como Uarini, Japurá e Maraã. Nossa expectativa é poder realizar pelo menos 30 cirurgias, pois dependemos desta última avaliação pré-operatória para saber se o paciente inicialmente triado reúne todas as condições de passar pelo procedimento”, detalhou.

A permanência da equipe em Tefé deve se estender até o dia 21. De Manaus segue a equipe formada pelos profissionais da Susam e da Smile Train, com um cirurgião plástico, um cirurgião bucomaxilo, um anestesista, um cirurgião geral e um enfermeiro especializado. “O apoio complementar será dado pela própria equipe do Hospital Regional de Tefé”, diz o coordenador da ação.

Outras atividades

Além das cirurgias reparadoras de lábio leporino, o Amazonas Saúde Itinerante leva ao interior do Estado jornadas de cirurgias gerais e ginecológicas, e também de catarata. Além disso, as ações incluem jornadas de consultas com médico especialista, realização de exames e até dispensação de óculos, para os casos prescritos pelos oftalmologistas do programa.

Publicidade
Publicidade