Publicidade
Cotidiano
EDUCAÇÃO

Sylvio Puga toma posse no MEC como reitor da Universidade Federal do Amazonas

No discurso de posse, Sylvio Puga enfatizou que a Ufam é sucessora da Escola Livre de Manaos e que tem 108 anos de atividades 04/07/2017 às 17:43 - Atualizado em 04/07/2017 às 17:50
Show puga 123
Da direita para esquerda, ministro Mendonça Filho e Sylvio Puga. Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

O ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho, empossou o professor doutor Sylvio Puga como Reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (04), às 11h,  em Brasília.

No discurso de posse, Sylvio Puga enfatizou que a Ufam é  sucessora da Escola Livre de Manaos e que tem 108 anos de atividades. "Sou a décima terceira pessoa a dirigir a Ufam ao longo da história e honraremos a nossa Universidade, sempre buscando trabalhar dialogando de forma participativa", afirmou Puga.

A bancada do Amazonas estava presente com a participação da senadora Vanessa Grazziotin, deputada Conceição Sampaio e deputado Pauderney Avelino.

Na ocasião, o ministro Mendonça Filho, disse ser uma data marcante." O nosso caminho percorrido sempre foi o diálogo, valorizando o papel das instituições, superando as adversidades", afirmou.

Estavam presentes, também, representando a Ufam,  o vice-reitor, Jacob Cohen, que será empossado amanhã, 5, às 19h,  no auditório Eulálio Chaves, no Campus Universitário, juntamente com os professores David Lopes, Selma Baçal e Júlio Mário de Melo.

MEC vai liberar R$ 1,5 milhão para Ufam

O Ministério da Educação vai liberar R$ 1,5 milhão para a reforma da estrutura administrativa e auditórios da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas. O recurso será aplicado ainda este ano numa obra que deve ser concluída em seis meses.

O assunto foi tratado em audiência hoje, na sede do ministério em Brasília, entre o ministro da Educação, José Mendonça Filho, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), o reitor Sylvio Puga, o vice Jacob Cohen e a diretora da Faced, Selma Baçal.

“O prédio da Faced tem 30 anos e se encontra em precária situação. O projeto foi entregue ao MEC em 2014, mas no final do ano passado, sob alegação da falta de recurso, foi arquivado”, explicou a senadora ao ministro.

O ministro determinou que o secretário da Educação Superior do MEC, Paulo Barone, presente na reunião, providenciasse o desarquivamento para que os recursos sejam liberados.

Após a audiência, o ministro deu posse a Sylvio Puga no cargo de reitor da Ufam para quadriênio 2017 a 2021.

Publicidade
Publicidade