Publicidade
Cotidiano
DADOS

Taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu a 4% no mês de junho

A remuneração média por hora aumentou no mês passado apenas 0,2%, a 26,98 dólares, e acumula alta de 2,7% em um ano 06/07/2018 às 17:32
Show jobs
Foto: Reprodução/Internet
AFP Washington (Estados Unidos)

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu a 4% em junho, contra 3,8% do mês anterior, mas as contratações se mantiveram sólidas, de acordo com dados do Departamento do Trabalho publicadas nesta sexta-feira (6).

A criação de empregos foi mais forte que o previsto, com 213 mil novos postos, enquanto os analistas esperavam 195 mil. Mesmo assim, o Departamento do Trabalho revisou em alta a criação de empregos para o mês de maio, a 244 mil, contra 223 mil estimados inicialmente. 

A remuneração média por hora, um fator muito acompanhado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pois pode estimular a inflação, aumentou no mês passado apenas 0,2%, a 26,98 dólares, e acumula alta de 2,7% em um ano.

A quantidade de desempregados cresceu em 499 mil, a 6,6 milhões. “Os dados ainda não mostram o impacto da guerra comercial” desatada pelos Estados Unidos, disseram analistas da Pantheon Economics em nota.

O presidente Donald Trump se lançou em uma guerra de tarifas com seus maiores parceiros comerciais, especialmente com a China, o que provoca o temor de um aumento de custos e queda das exportações nas empresas. 

Publicidade
Publicidade