Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
POLÍTICA

TCE-AM investiga casos de nepotismo na Prefeitura de Manacapuru

Conforme o Tribunal, 69 cargos comissionados estariam sendo ocupados irregularmente



tce_A7A65283-958F-4415-967F-633A3B7FE8FD.JPG Foto: Divulgação
27/04/2019 às 07:00

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) instaurou procedimento de Representação com Pedido de Medida Cautelar para verificar possível prática de nepotismo na Prefeitura de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus. Conforme despacho, 69 cargos comissionados estariam sendo ocupados irregularmente. 

A possível prática cometida pelo prefeito Beto D’ângelo foi identificada pela Diretoria de Controle Externo de Admissões de Pessoal (Dicape) do TCE. A representação foi publicada no Diário Oficial do órgão da última quinta-feira (25). 



O nepotismo ocorre quando um agente público usa de sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer um ou mais parentes. A prática é vedada pela própria Constituição Federal, pois contraria os princípios da impessoalidade, moralidade e igualdade. O decreto nº 7.203, de junho de 2010 determina que ocorre a ilegalidade quando há emprego de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta ou colateral, por consanguinidade ou afinidade, até o terceiro grau.

Em maio do ano passado o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ingressou com uma Ação Civil Pública pela prática de nepotismo contra Beto D’ângelo pela contratação de parentes dele para cargos comissionados na prefeitura. À época, Adanor Pereira Porto Filho, Sílvio Wescley D'Ângelo Pacheco, Remullo Marino D'Ângelo Pacheco e Gerson D'Ângelo Ribeiro da Silva foram listados como beneficiários de cargos.

O Portal A Crítica tentou contato telefônico com o prefeito, mas não teve as ligações atendidas ou mensagens respondidas.

*Por Suelen Gonçalves.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.