Publicidade
Cotidiano
LIXO

TCE promove seminário sobre iniciativas em defesa do meio ambiente

‘Meio Ambiente: Responsabilidade de todos!’ é o tema do evento promovido pela Escola de Contas 18/06/2016 às 09:50
Show 1096535
A questão dos resíduos sólidos nos municípios do Amazonas será abordada em um dos sete painéis do seminário (Euzivaldo Queiroz)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) reunirá especialistas e autoridades, nos dias 23 e 24, para a realização do “Seminário Meio Ambiente: Responsabilidade de todos!”, promovido pela Escola de Contas Públicas (ECP).

Voltado para gestores públicos, servidores públicos e estudantes universitários, além de representantes de escolas públicas de governo (Legislativo, Judiciário e Executivo) e Escola de Magistratura do Amazonas (Esmam), as inscrições do evento podem ser feitas por meio do site da ECP (http://www.tce.am.gov.br/ecp/?page_id=2124).

Idealizado com o apoio do Departamento de Auditoria Ambiental do TCE, que já realiza um trabalho de auditoria e de Controle Externo em todo o Estado há 6 anos, o seminário abordará, em sete painéis — em mais de 10 horas de duração — vários aspectos dentro do temática, como “Recursos Hídricos”, “Desmatamento e Queimadas”, “Mudanças Climáticas”, “Abastecimento no Interior”; “Resíduos Sólidos” e iniciativas em defesa do Meio Ambiente, entre outros.

Segundo os organizadores, o seminário foi pensado como forma de sensibilizar e conscientizar os participantes para a importância de um mundo sustentável e para a responsabilidade comum perante as questões inerentes ao meio ambiente, além de proporcionar a integração do TCE, sociedade e órgãos públicos, estimulando compromisso com as ações ambientais. No evento, será divulgado alguns aspectos da auditoria operacional ambiental realizada em 17 municípios do interior do Amazonas nos sistemas públicos de Abastecimento de Água.

Para o coordenador-geral da Escola de Contas, conselheiro Josué Filho, o tema mereceu espaço no calendário acadêmico da ECP deste ano pela importância e ainda pelo interesse de todos. “O tema a será discutido no seminário é tão relevante, que foi o escolhido pela Igreja Católica para abordar na Campanha da Fraternidade e sensibilizar a população. O TCE realiza um ótimo trabalho de auditoria operacional, como o realizado em 17 municípios sobre o abastecimento público e ainda nas unidades de conversação”, comentou, ao ressaltar que é importante o espaço para a sensibilização.

Entre os palestrantes do “Seminário Meio Ambiente: Responsabilidade de todos!” está professor-doutor Paulo Feitoza, juiz-titular da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal; o professor mestre Denison Melo de Aguiar (UEA); o professor mestre Luiz Costa (Uninorte), a professora mestra Luciana Montenegro Valente, a professora mestra Alichely Ventura, além do advogado e professor Júlio Antônio Lopes e do secretário-geral de Controle Externo do TCE, Pedro Augusto de Oliveira.

Publicidade
Publicidade