Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
LEITURA EFICIENTE

Técnica da leitura rápida ajuda candidatos nas provas do Enem

A professora de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Linguísticos da UniNorte, Vera Antunes, dá dicas de exercícios que estimulam essa habilidade no aluno



kindle-1867751_1280_4DD6E093-1D5B-4C91-BB32-5E1009E6F707.jpg Foto: Divulgação
25/10/2019 às 15:49

Com 180 questões divididas em dois dias de prova, o Enem é um teste longo e, consequentemente, exige do candidato um alto grau de atenção. O entendimento de cada enunciado, através de uma leitura rápida, é primordial para se sair bem no exame. A professora de Língua Portuguesa e mestre em Estudos Linguísticos da UniNorte, Vera Antunes, dá dicas de exercícios que estimulam essa habilidade no aluno.

No primeiro dia de prova, no dia 3 de novembro, os alunos terão 5h30 para resolver as 90 questões de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias” e elaborar a redação. Na prova seguinte, dia 10 de novembro, terão 4h30 para responder 90 questões dentro dos campos de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias”.



De acordo com a professora Vera Antunes, devido à quantidade de assuntos abordados na prova, o tempo para o aluno responder cada pergunta deve ser seguido à risca. “O candidato tem em torno de 2 a 3 minutos, no máximo, para resolver cada questão. Cabe frisar a reserva de tempo para o preenchimento do cartão-resposta”, explicou.

Para exercitar a leitura inteligente, a especialista reforça a importância de ler textos curtos, focados em temas contemporâneos, como notícias, blogs, artigos de opinião, resenhas críticas e redações do Enem de anos anteriores. Ela acrescenta que, ainda, há várias ações que podem auxiliar o estudante a ter um processo de entendimento mais eficaz do que está sendo pedido. Dentre elas, preparar o ambiente para a leitura, evitando qualquer risco de distração, pois esse cenário propicia a concentração, e encontrar uma postura adequada. “Também é importante ler um texto de cada vez, compreendendo o sentido das partes que o compõe. Não releia o texto e siga a coerência lógica”, pontua.

Estar familiarizado com o modelo e estrutura das questões do Enem - texto-base, enunciado, comando, alternativas e gabarito - também é uma vantagem adicional, para quem vai fazer a prova. Vera sugere, também, como o aluno pode treinar a análise de cada questão durante a prova.

“O candidato deve ler o enunciado da questão e analisar o que sabe sobre aquele conteúdo. Depois, pode ler o texto-base, assim ganhará tempo, pois já sabe no que focar. No enunciado, há um verbo que norteia o processo cognitivo como ‘inferir, analisar, relacionar’. De posse desses conhecimentos, o aluno sentirá menos cansaço e manterá o foco, pois está preparado para a resolução das questões. Ou seja, ele não está respondendo as questões de forma aleatória”, completa.

Veja 11 técnicas para ler mais rápido:

Aplique o skimming

O skimming vem do inglês skimmer, que significa escumadeira, utensílio usado na cozinha para escorrer o óleo das frituras. A técnica consiste em “escorrer” rapidamente o texto, observando pontos principais, como título, imagens e gráficos, data da publicação, autor e assunto geral. Ao adotar o hábito, você consegue avaliar se vale a pena ler o texto completo.

Pratique o scanning

Mais uma técnica que utiliza uma palavra em inglês, mas dessa vez com um significado mais óbvio é a do scanning, que vem de “escanear”. Ao aplicar essa prática, o leitor explora rapidamente o texto, passando os olhos pelas palavras-chave principais. Isso também ajuda a ler mais rápido, pois torna-se possível pular direto para os trechos que mais interessam.

Pesquise antes de ler

A dica pode parecer boba, mas no dia a dia dificilmente nos damos conta disso. Quando você já está familiarizado com um assunto, a leitura se torna muito mais rápida e o entendimento também é otimizado. Portanto, para que a leitura não seja uma surpresa e não tome tempo demais, faça sempre uma pesquisa sobre o tema antes de ler. Por incrível que pareça, alguns minutos investidos nessa prática vão fazer você ler mais rápido, conseguir estudar mais e facilitar seu ingresso no ensino superior.

Leia um livro por vez

Durante a preparação para o vestibular, são muitas as leituras a serem feitas — tanto de literatura como das outras matérias. Na ânsia de aprender tudo rapidamente, o candidato pode querer apressar as coisas e começar a ler diversos livros ao mesmo tempo. Em vez disso, faça somente uma leitura por vez. Esse foco ajudará você a ler de forma mais ágil, com mais concentração e fluidez. Quanto mais organizado e disciplinado for o seu estudo, mais fácil será lembrar detalhes do livro.

Não vocalize cada palavra

Muitas pessoas têm o hábito de vocalizar as palavras, isto é, ler em voz alta ou acompanhar discretamente as palavras com os lábios. É comum acharmos que essa atitude auxilia no foco e na concentração, porém, ela pode aumentar drasticamente o tempo de leitura. Isso ocorre porque a visão é extremamente mais rápida do que a fala. Por isso, acostume-se a acompanhar o conteúdo em silêncio, sem mexer a boca. Quanto mais você mantiver a atenção no texto, mais rápido será o seu estudo.

Treine a visão periférica

A visão periférica, também conhecida como visão tangencial, é a capacidade de enxergar pontos ao redor ou à frente do campo visual. Em outras palavras, consiste em captar imagens que se formam na periferia das nossas retinas. Para praticar essa técnica, basta aumentar aos poucos a parte do texto que você lê. Em vez de focar em uma única sílaba por vez, comece a ler a palavra toda. Em pouco tempo, com a ajuda da visão periférica, você estará lendo a linha toda de uma vez só.

Leia grupos de palavras

A partir da visão periférica, é possível ainda treinar mais uma técnica para ler mais rápido — a leitura de grupos de palavras. Você pode entender o significado das frases, agrupando três ou quatro palavras, que devem ser lidas de uma vez só. Chega um momento em que você ganha agilidade sem perder a compreensão do texto, assim pode estudar mais matérias em menos tempo.

Não releia trechos

Muita gente simplesmente não avança na leitura porque tem o hábito de ficar voltando para reler alguns trechos. Bom, se você está repassando o conteúdo é porque está sem atenção. Em outras palavras: você não está rendendo, e a atividade está sendo entediante. Quando terminar o texto, capítulo ou um número razoável de páginas, você pode refletir sobre o que leu e se ficou com dúvida em algum ponto. Se necessário, somente ao final do estudo releia trechos novamente, para melhorar a compreensão.

Não sublinhe todo o texto

Uma dica de como ler mais rápido é ser econômico com a caneta marca-texto. Muitos estudantes querem destacar o que é mais importante e acabam quase que colorindo a página toda. Destaque apenas a ideia central daquele assunto, ou seja, não perca o tempo de leitura sublinhando todos os parágrafos. Dessa forma, quando chegar a hora da revisão, você também ganha agilidade, pois consegue passar o olho nas marcações e entender o assunto.

Amplie o vocabulário

Uma técnica que vai ajudar a ler mais rápido é ter o hábito da leitura, se acostumar a diferentes textos (jornais, sites, revistas e livros) para que você vá, aos poucos, ampliando o vocabulário. Essa estratégia pode dar uma forcinha inclusive no estudo de atualidades. Para isso, estipule pelo menos meia hora por dia para a leitura, deixe o dicionário por perto (ou consulte na internet) e aprenda sobre o significado das palavras. Assim, você vai adquirir um vocabulário rico e ficará craque na leitura e também no português.

Participe de um grupo de leitura

Que tal ter uma experiência de leitura coletiva? Isso mesmo, você pode participar de grupos com essa finalidade e compartilhar a compreensão do mesmo livro com outras pessoas. Nesses encontros, há uma data para finalizar a obra, o que pode motivar você a pegar firme e ler mais rápido. Além disso, você terá a oportunidade de discutir sobre o que leu, interagir com as pessoas e trocar impressões sobre o livro.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.