Publicidade
Cotidiano
Notícias

Tecnologia 3D é criada na projeção de futuros veículos

Técnica permite testar e refinar milhares de detalhes do projeto de um carro novo 18/05/2013 às 11:56
Show 1
A criação chama-se “3-D CAVE’
acritica.com ---

A Ford está mudando o modo como os carros são projetados e aprimorados com o uso de um ambiente de realidade virtual 3D criado por computador, chamado “3-D CAVE’ (Computer Automated Virtual Environment). Essa tecnologia permite testar e refinar milhares de detalhes do projeto de um carro novo, desde o tamanho e posição dos porta-copos até a visibilidade do vidro traseiro, sem ter de investir tempo e recursos na construção de múltiplos protótipos.

À primeira vista, o lugar onde esse trabalho é realizado parece estranho: uma caixa de três lados com grandes paredes e teto brancos, onde são projetadas imagens, e a estrutura do interior de um carro no meio. Quando se senta no banco do carro, usando óculos 3D com detetores de movimento, as telas mostram instantaneamente um mundo virtual hiper-realista simulado por computador.

Imagens projetadas

O 3-D CAVE permite aos engenheiros da Ford em Colônia, na Alemanha, sentar no banco do simulador enquanto imagens em 3D são projetadas no teto e nas paredes. Usando óculos especiais polarizados, monitorados por um sistema infravermelho de detecção de movimento, eles interagem com o veículo virtual para determinar, por exemplo, o alcance dos retrovisores traseiros ou a posição dos porta-garrafas nas portas.

 O CAVE usa imagens animadas de pedestres e ciclistas para ajudar os engenheiros a avaliar a visibilidade da cabine. Ele também permite examinar e comparar diversos projetos ao toque de um botão - inclusive o interior de veículos produzidos por outras marcas. A Ford tem uma unidade idêntica do CAVE instalada em sua sede em Dearborn, EUA, além de versões mais simples que podem ser transportadas para a simulação de protótipos pelo mundo.

Ford Focus consolidado

O Ford Focus ampliou a sua liderança no segmento de hatches médios e conquistou em abril 25,2% de participação. Essa presença consolida o Focus como o modelo médio com carroceria hatchback mais vendido no quadrimestre no mercado brasileiro, superando o ritmo de vendas mensais no último mês.

“O Focus Hatch vem mantendo a sua liderança conquistada em 2012 e tem uma participação expressiva no segmento de hatches médios, que é um dos mais disputados do mercado, com mais de 20 competidores e seguidos lançamentos”, diz Ricardo Bianchi, supervisor de Marketing de Varejo da Ford. “Ele é um veículo com alta lealdade dos consumidores, que reconhecem o seu padrão de qualidade e atributos técnicos, com o conjunto mais equilibrado de estilo, conforto e dirigibilidade da categoria”.

Em Manaus, o consumidor pode conferir os diferenciais do veículo em uma das duas lojas da Monttana, concessionária do Grupo Simões – no Centro e na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Publicidade
Publicidade