Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
Notícias

Televisor com tela ‘orgânica’ é a nova aposta do mercado

Fabricante apresentou sua nova linha de televisores OLED, com tecnologia de ponta que garante maior qualidade de imagem



1.jpg Testes em laboratório da USP comprovaram os diferenciais dos televisores equipados com a nova tecnologia desenvolvida pela empresa sul-coreana
17/07/2015 às 09:33

Definido por estudiosos como uma ruptura no conceito de TVs, a LG Electronics do Brasil lançou oficialmente na quarta-feira (15) em um evento realizado em São Paulo, as novas televisões de 55 e 65 polegadas com tecnologia orgânica – OLED (Organic Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz Orgânico), que são novidades no mercado nacional.

Na OLED (Organic Light-Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz Orgânico), já superior à LED (Light-Emmitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz), cada pixel emite luz própria que se apaga completamente em cenas escuras, assim permite o preto absoluto, com contraste sem igual na tela e cores mais vibrantes.



Nanocristais

Os televisores OLED da LG possuem nanocristais, que aumentam o brilho da imagem e o contraste de cores, além de não emitir tanta luz. As telas são levemente curvadas, garantindo menos reflexo e maior campo de visão para quem assiste. Elas também são extremamente finas: apenas 5,9 milímetros de largura – menos que um smarphone, um lápis e até mesmo um salto agulha.

“A LG analisou com pesquisas de mercado que o design é um atributo muito requisitado pelos consumidores e arquitetos. Por isso, a marca traz outra grande novidade que é a possibilidade de pendurar as TVs OLED na parede, realçando ainda mais seu design minimalista e ultrafino,” conta Renato Almeida, gerente de produto de TV da LG Brasil.

Outro destaque é a tecnologia de som avançada desenvolvida em parceria com a renomada marca de áudio Harman/Kardon, o que garante um som puro e de alta qualidade, à altura de sua imagem. Além disso, a TV OLED possui a certificação do selo Greengard por utilizar menos componentes tóxicos no seu processo de fabricação e emitir menos CO2.

“São três pilares de benefícios que nós trabalhamos para transmitir a tecnologia OLED para o consumidor: qualidade de imagem; design; produto mais ecológico. Este último pilar é algo que o consumidor brasileiro está em busca e valoriza. A OLED TV é um produto mais ecológico no sentido de que na própria produção emite menos CO2 e que foi certificado pelo Greengard por ser um produto menos tóxico no seu sistema de produção e emite menos CO2 nos ambientes internos”, ressaltou a gerente geral de marketing da LG Brasil, Fernanda Summa.

Superioridade comprovada

Para avaliar o desempenho da OLED TV a LG Eletronics do Brasil firmou uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde foram analisados oito parâmetros do novo aparelho, onde a OLED foi superior em sete deles.

De acordo com o professor Marcelo Zuffo, responsável pela pesquisa, o desempenho desse conjunto de parâmetros (contraste, gama 2.2, luminância, luminância angular, uniformidade, reflexão ambiente, interferência RGB, gama de cores) é um fator determinante para explicar por que as TVs OLED oferecem qualidade de imagem tão superior às TVs disponíveis no mercado.

“Não há como não ver a superioridade. E o nosso desafio foi explicar por que a OLED é tão boa. A partir da OLED começamos a imaginar como vai ser a TV daqui há 50 anos”, contou Zuffo.

Novo conceito de comunicação

A natureza orgânica dos componentes da tecnologia OLED é a inspriração para o novo conceito de comunicação que a área de TV da LG criou. Trazendo à tona o “O” de OLED, a marca explica de uma forma mais intuitiva o que é OLED, ao mesmo tempo que permite diferenciar o painel com tecnologia orgânica das tecnologias convencionais. A LG realizou uma pesquisa que constatou que o conceito orgânico gera curiosidade para 97% das pessoas.

Todos os novos televisores OLED possuem o sistema webOS, a plataforma operacional para Smart TVs da LG, que oferece uma experiência mais simples, fácil e intuitiva, com interface mais moderna e recursos interativos. A plataforma leva a simplicidade e a conveniência a um patamar inteiramente novo, com menor tempo de inicialização.

Os novos modelos já disponíveis no mercado são 55EC9300 e 55EG9600, com Ultra HD 4K. E o modelo de 65 polegadas (65EG9600) está previsto para chegar ao mercado no último trimestre do ano. A LG também oferece instalação das TVs gratuitamente, facilitando o manuseio para os seus consumidores.

* A repórter viajou a São Paulo a convite da LG



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.