Terça-feira, 19 de Novembro de 2019
PARA ESTUDAR

Tema 'Amazônia' deve ganhar destaque em questões do Enem

As recentes queimadas na região fizeram da Amazônia um dos temas mais comentados e repercutidos nos últimos meses, em todo o mundo. Para a bióloga Fabiane Almeida, o tema também deve ganhar grande destaque no Enem



amazonia_32636950-3F64-4B01-9463-96CCDF61798B.jpg Foto: Divulgação
24/09/2019 às 15:51

A Amazônia é um dos temas mais comentados e repercutidos nos últimos meses, em todo o mundo, por conta do aumento das queimadas na região. O assunto, na opinião da coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UniNorte, Fabiane Almeida, deve também ganhar grande destaque no Enem. As provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o País.

Historicamente, explica a coordenadora, o Enem costuma abordar a temática como pano de fundo para outros assuntos, que não dizem respeito, necessariamente, às queimadas na região. Segundo Fabiane Almeida, a Amazônia é um tema continuamente latente na sociedade, pela sua importância global, climática e econômica, sendo estratégica para a manutenção do clima mundial.



Por conta dessa relevância internacional, a bióloga acredita que a Amazônia aparecerá em questões do Enem, com enfoque em clima e queimadas. “Estes três assuntos – Amazônia, Clima e Queimadas – estão intrinsecamente ligados e vêm tendo um protagonismo gigantesco em todos os meios de comunicação, de todo o mundo”, afirmou.

A educadora da UniNorte ressalta que a Amazônia foi a principal pauta de reunião da Cúpula do Clima, que vem ocorrendo desde sexta-feira (20), em Nova York, e que encerra nesta terça-feira (24). No evento, se discutiu diretamente a preservação da floresta como condição essencial para reverter – ou estabilizar – as mudanças climáticas. O evento e as pautas discutidas, segundo ela, podem constar na prova.

Fabiane cita como uma das questões importantes relacionadas à Cúpula do Clima, a apresentação, durante o evento, dos Princípios de Responsabilidade Bancária. O documento, firmado perante a Organização das Nações Unidas (ONU), envolve a participação de 130 bancos – um terço do setor financeiro mundial –, que se comprometeram com recursos para o desenvolvimento sustentável.

Questões multidisciplinares

É característica marcante do Enem a formulação de questões multidisciplinares, ou seja, que cobram do aluno conhecimento em mais de uma matéria, diante de uma única questão. Sobre o assunto, Fabiane acredita que, de maneira geral, as questões ambientais terão protagonismo na prova do Enem e poderão estar atreladas, principalmente, a matérias de Biologia, Geografia e História.

A especialista avalia, ainda, que há grande chance do aspecto ambiental ser o tema da redação do Enem, em uma abordagem que envolva economia verde, aquecimento global, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável. Jornais, revistas, sites e podcasts gratuitos para celulares, de acordo com ela, são indispensáveis para se aprofundar no assunto.

“Acredito que todo o estudante que vai fazer o Enem este ano deveria ouvir o podcast lançado segunda-feira (23/09), no canal ‘O Assunto’, da jornalista Renata Lo Prete, com o título ‘A emergência do Clima: ainda dá tempo de salvar o planeta?’. Trata-se de uma abordagem completa, de fácil acesso e uma excelente fonte para estudos. Recomendo”, disse ela. O podcast está disponível no site G1 e nos apps Spotify, Google Podcasts ou no Apple Podcasts.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.