Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
STF

Temer vai aguardar nome de relator da Lava Jato para indicar substituto de Teori

Regimento do STF prevê que a presidente da Corte decida se os processos serão distribuídos entre outros integrantes do Supremo ou herdados pelo novo ministro



1062659-32290292572_1739343143_o.jpg
(Foto: Beto Barata/PR)
21/01/2017 às 16:13

O presidente da República, Michel Temer, disse que vai aguardar que o Supremo Tribunal Federal (STF) indique um novo relator para os processos da Operação Lava Jato para só então ele escolher um nome para substituir Teori Zavascki na Corte. Teori era o relator dos processos da Lava Jato no Supremo e morreu quinta-feira (19) durante um acidente aéreo.

“Só depois que houver a indicação do relator”, disse Temer ao ser questionado por jornalistas sobre a nomeação do novo ministro. Para chegar à Corte, o substituto deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.

O regimento do Supremo prevê que a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, pode decidir se os processos da Lava Jato serão distribuídos para outros integrantes da Corte ou se serão herdados pelo novo ministro, que deverá ser nomeado pelo presidente Michel Temer.

Velório

O velório do ministro Teori Zavascki ocorreu hoje na cidade de Porto Alegre. Temer chegou ao velório tecendo elogios ao magistrado. “É um homem de bem. O que o Brasil precisa cada vez mais é de homens com a competência pessoal moral e profissional do ministro Teori. Que Deus conserve na memória dos brasileiros como um exemplo a ser seguido”, disse.

O corpo do ministro vinha sendo velado no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, aberto ao público. O enterro estava marcado para as 18h também de hoje no Cemitério Jardim da Paz, na Zona Leste de Porto Alegre.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.