Publicidade
Cotidiano
Notícias

Temporada de cruzeiros traz US$ 3,3 milhões para o AM este ano

Valor que será injetado na economia é 12,81% maior em relação à temporada passada, quando os turistas deixaram U$ 2,9 mi no Estado 08/11/2014 às 09:53
Show 1
O navio Seabourn Quest abriu a temporada de cruzeiros ao desembarcar em Manaus, na manhã deste sábado (8); estão previstos outros nove navios dos EUA, seis da Alemanha e dois da Inglaterra
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A temporada 2014/2015 de cruzeiros marítimos vai injetar na economia do Amazonas aproximadamente U$S 3,3 milhões, segundo previsão da presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga. A temporada começou na manhã deste spabado (8), com a chegada do navio Seabourn Quest, que trouxe ao Estado 780 turistas norte-americanos. Antes de chegar a Manaus, o navio parou em Parintins nesta sexta-feira (7).

O valor que está previsto para ser injetado na economia é 12,81% maior em relação à temporada passada, quando o valor deixado pelos turistas foi de U$S 2,9 milhões. “Apesar de recebermos um navio a menos nessa temporada o poder aquisitivo desses turistas aumentou consideravelmente. O gasto médio pode chegar até U$ 400 dólares”, informou  a presidente da Amazonastur.

Outro ponto positivo desta temporada, segundo Oreni Braga, é o número de navios norte-americanos que vão passar pelo Estado. “Na temporada passada tivemos sete navios com turistas dos Estados Unidos. Agora, na de 2014/2015, o número de navios subiu para dez. Isso já é reflexo do trabalho que foi desenvolvido durante a Copa do Mundo de 2014”, disse Oreni.

Mais navios

Além dos dez navios dos Estados Unidos, o Amazonas vai receber outros seis da Alemanha e dois da Inglaterra. No total serão 14.653 turistas. “Esta é uma estimativa inicial, mas esse número com certeza vai aumentar, pois os navios sempre chegam ao nosso Estado com mais pessoas do que foi estimado pelos operadores”, avisou a presidente da Amazonastur. O último navio que vai aportar em Manaus é o Hanseatic, no dia 30 de abril de 2015.

Parintins

Nesta temporada, a Amazonastur e a Prefeitura de Parintins firmaram uma parceria para fazer um receptivo especial na Ilha, pois dos 18 navios, 17 vão aportar na Terra dos Bois Caprichoso e Garantido. “Estamos trabalhando nesse sentido desde o início de setembro”, disse Oreni Braga. Em Parintins um grupo de 30 alunos da Escola Municipal de Idiomas Aldair Kimura vai ajudar no receptivo dos turistas, graças à parceria da Amazonastur com a Prefeitura local.

Publicidade
Publicidade