Publicidade
Cotidiano
Competição

Ufam abre inscrições para curso visando a Olimpíada Brasileira de Matemática

Interessados podem se inscrever até o dia 1º de agosto. A capacitação faz parte do Programa de Atividades Curriculares de Extensão (Pace) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) 25/07/2016 às 21:02 - Atualizado em 26/07/2016 às 13:37
Show 0c25e330 07e2 4073 8572 d1cb2e312b88
Coordenador do Departamento de Matemática, Disney Douglas Oliveira (Divulgação)
Silane Souza Manaus (AM)

Até o próximo dia 1º de agosto, os alunos matriculados em instituições de Ensino Superior, podem realizar inscrições para o Treinamento Olímpico para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), de Nível Universitário, que será realizada nos dias 16 de setembro e 22 e 23 de outubro, primeira e segunda fase, respectivamente. A capacitação faz parte do Programa de Atividades Curriculares de Extensão (Pace) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com o coordenador do Departamento de Matemática, Disney Douglas Oliveira, durante o treinamento dez alunos serão selecionados para fazer parte de duas equipes que vão representar o Amazonas na VIII Competência Iberoamericana Interuniversitária de Matemática (CIIM), que será realizada em Manaus, de 11 a 17 setembro deste ano. A competição vai reunir equipes de universidades de diversos países da América Latina e ocorrerá pela primeira vez na região.

Conforme Oliveira, estão disponíveis 50 vagas para o Treinamento Olímpico, que se inicia no dia 1º de outubro. As aulas serão realizadas todas as segundas-feiras, das 18h às 21h, no auditório do Departamento de Matemática, localizado no Instituto de Ciências Exatas (ICE), setor Norte do Campus da Ufam. “O foco de ensino será técnicas para resolução de problemas porque é preciso exercitar. Na matemática, o aluno, além de estudar teoria, tem que fazer bastante exercício”, frisou.

O professor salientou que o treinamento é essencial para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática de Nível Universitário. “Ao treinar para realizar uma prova complexa, o seu rendimento vai aumentar. E se uma pessoa tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o lado criativo, com certeza isso a auxiliará em outras áreas. Esperamos a médio prazo um salto na qualidade de formação dos nossos alunos”, afirmou Disney Oliveira.

Universitários de qualquer curso poderão se inscrever no Treinamento Olímpico para a Olimpíada Brasileira de Matemática de Nível Universitário. Os participantes também receberão certificados de participação, expedidos pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da Ufam. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: http://migre.me/urpkI. Para outras informações entrar em contato através do e-mail: disney@ufam.edu.br.

Ciência

Para a comunidade Iberoamericana, hoje, mais do que nunca, as ciências são os meios de compreender o mundo, de exercer a criatividade, a imaginação, a imaginação, intuição e lógica, e os jovens estudantes de matemática devem ter uma excelente formação para impulsionar a própria matemática e as ciências que nela são sustentadas.

Olimpíadas

Realizada desde 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a estudantes do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano; Ensino Médio; e Universitário. Tem como objetivo descobrir jovens com talentos matemáticos e colocá-los em contato com matemáticos profissionais; realizar melhorias no ensino de Matemática no país, estimulando alunos e professores; e de selecionar os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais.

Já a Competição Iberoamericana Interuniveritária de Matemática (CIIM) visa incentivar o estudo da matemática e a excelência acadêmica na comunidade universitária ibero-americana, promovendo a melhoria das capacidades científicas entre os estudantes através da motivação e da competitividade internacional, contribuindo assim para desenvolvimento acadêmico, social, cultural e econômico dos países participantes.

Publicidade
Publicidade