Publicidade
Cotidiano
Notícias

Terrenos já prontos poderiam virar parques municipais

Com pouco investimento a prefeitura pode transformar áreas degradadas em espaços para convivência dos moradores. Um destes locais é o terreno da fábrica Pritefisa, Tecelagem de Fios Sintéticos do Amazonas, no bairro Compensa, Zona Oeste, guarda um grande fragmento de floresta 17/02/2013 às 12:56
Show 1
Fragmento de floresta, onde existiu uma fábrica de tecelagem, está abandonado a mais de 20 anos e, com pouco investimento, pode virar parque municipal
Florêncio Mesquita ---

Manaus tem uma série de locais ociosos que com pouco investimento do executivo municipal poderiam se transformar em parques públicos ou academias ao ar livre com real utilidade para a população.

O terreno da antiga fábrica Pritefisa, Tecelagem de Fios Sintéticos do Amazonas, no bairro Compensa, Zona Oeste, guarda um grande fragmento de floresta - com igarapé, buritizal e castanheiras - que poderia virar um parque com trilhas para caminhada e atender a população da Compensa, Vila da Prata e conjuntos habitacionais das adjacências. Hoje, parte da área é alugada para a própria Prefeitura de Manaus e abriga a Defesa Civil Municipal. No local, há castanheiras com mais de 50 anos e diversas árvores frutíferas. Há mais de 20 anos a fábrica fechou as portas.

Exemplo semelhante, que prova que a prefeitura pode fazer a intervenção, é o Parque Lagoa do Japiim, na Zona Sul, feito na gestão do ex-prefeito Serafim Correa (PSB). A área era particular, foi desapropriada pelo município e transformada em parque. O detalhe é que a mudança demandou pouco investimento e tempo, serve atualmente a população, mas não teve o projeto continuado na gestão   Amazonino Mendes (PDT).

Intervenções consideradas simples nestes lugares, como as academias ao ar livre, custariam R$ 60 mil aos cofres do município, uma ninharia para uma prefeitura que trabalha com orçamento de mais de R$ 1 bilhão.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).

 

Publicidade
Publicidade