Publicidade
Cotidiano
Notícias

Teste rápido de HIV será oferecido em UBS's de Manaus

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) pretende encerrar o ano de 2014 com o teste rápido implantado em todas as 63 Unidades Básicas de aúde e nas sete policlínicas da rede municipal de saúde. 08/09/2014 às 21:13
Show 1
A capacitação aborda temas como Rede Cegonha, Co-infecção Tuberculose/HIV, Epidemiologia da Infecção pelo HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais
acritica.com Manaus (AM)

Todas as unidades básicas de saúde da capital passarão a oferecer o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C. Nesta segunda-feira (8) se iniciou mais uma capacitação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com encerramento na quinta-feira (11).

Atualmente, o teste rápido já está implantado em 50 unidades de saúde, incluindo policlínicas. A nova capacitação em Aconselhamento e Testes Rápidos está acontecendo na Escola de Serviço Público Municipal (Espi), na avenida Professor Nilton Lins, Nº 3259, Bloco D – Parque das Laranjeiras, com duas turmas envolvendo 67 profissionais, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

São profissionais de nível médio e superior que atuam nos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural (técnicos de enfermagem, técnicos de laboratório, assistentes sociais, enfermeiros, bioquímicos e psicólogos) e representantes de organizações não governamentais.

 “A implantação do teste rápido em todas as UBSs é fundamental para que se possa ampliar o acesso da população a um serviço que permite, de forma rápida e eficiente, o diagnóstico precoce de HIV, hepatite e sífilis, garantindo que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível, reduzindo os casos de transmissão da doença”, destacou Homero de Miranda Leão, titular da Semsa.

Testes rápidos

A partir da capacitação, também será iniciada a implantação do teste rápido nas 71 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), as chamadas “Casonas de Saúde”, construídas em 130 metros quadrados.

“Profissionais de cinco UBSFs do Distrito de Saúde Norte já estarão sendo capacitados na próxima semana para que seja iniciada a implantação da oferta de teste rápido na Estratégia Saúde da Família. Esse trabalho terá continuidade em 2015 para a ampliação da oferta do teste rápido na Atenção Primária em Saúde”, alertou Adriana Raquel de Souza, do Núcleo de Controle de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais da Semsa.

A capacitação aborda temas como Rede Cegonha, Co-infecção Tuberculose/HIV, Epidemiologia da Infecção pelo HIV/Aids, Sífilis e Hepatites Virais, Normas Técnicas dos Testes Rápidos, Diretrizes para o Aconselhamento, apresentação dos kits de testes rápidos, interpretação dos resultados, marcadores sorológicos, Biossegurança e Dinâmicas sobre Aconselhamento.


Publicidade
Publicidade