Publicidade
Cotidiano
Notícias

TJ-AM promove capacitação estratégica com foco na melhoria da performance

Objetivo é melhorar a performance em todas as áreas, com relação a prazos e qualidade no atendimento e serviços executados 12/08/2015 às 12:06
Show 1
Tribunal de Justiça do Amazonas
acritica.com ---

O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM) dá início, nesta quinta-feira (13) à segunda fase do Programa de Modernização e Inovação na Gestão, que vem sendo implantado desde o ano passado pela presidente do órgão, desembargadora Graça Figueiredo. O foco, desta vez, é a capacitação estratégica e o objetivo é melhorar a performance em todas as áreas, com relação a prazos e qualidade no atendimento e serviços executados.

Esta nova fase do programa será composta pelo Seminário “Modernização e Inovação”, que abre a programação, nesta quinta-feira, 13, às 8h30, no auditório do TJ-AM. E por mais quatro cursos, nas seguintes áreas: Gestão de Finanças e do Orçamento Público; Licitação, Gestão e Fiscalização de Contratos; Gestão de Recursos Materiais e Patrimoniais; e Fundamentos de Direito Público. A parte de capacitação será desenvolvida sob a coordenação geral da professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e administradora de empresas Angela Bulbol de Lima, doutora em Criatividade e Inovação, pela Universidade Fernando Pessoa, de Portugal. Integram a equipe os professores da Ufam Daniel Armond de Melo e Maria da Glória Guimarães, especialistas em Gestão de Pessoas.

A professora Angela Bulbol de Lima explica que o objetivo a ser alcançado nessa nova fase do programa é dotar o órgão dos instrumentos necessários para que possa modernizar e fortalecer a capacidade de gerenciamento das relações organizacionais, dar agilidade aos processos decisórios e reforçar o compromisso institucional com a missão e objetivos estratégicos estabelecidos.

O Programa de Modernização e Inovação na Gestão do TJ-AM começou a ser executado em 2014, início da administração da desembargadora Graça Figueiredo. Como parte desse processo, já foram obtidos avanços importantes, como o aparelhamento e valorização das Varas e Juizados, com a nomeação de servidores concursados– uma reivindicação antiga – e contratação de estagiários. Outras ações de destaque são a valorização e descentralização do acompanhamento de indicadores de qualidade e gastos; o mapeamento dos processos administrativos (criação de fluxograma e prazos para tramitação, agilizando procedimentos como licitação, compras, obras, serviços de saúde, férias e licenças); e renovação do Planejamento Estratégico do Tribunal, alinhando os projetos do órgão com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça.

Também é resultado do Programa de Modernização e Inovação a inauguração da primeira Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes; o Plano de Obras em Fóruns de 18 municípios - plano esse para construção e reforma-; a construção de um novo Fórum Cível e Edifício Garagem na capital;  construção de restaurante no Fórum Henoch Reis; a posse de 16 novos juízes aprovados em concurso público; a parceria com a Prefeitura de Manaus para a cobrança da dívida ativa municipal; convênio firmado com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para oferecer estágios a alunos do interior; parceria com Câmara Municipal de Manaus (CMM) em convênio que visa reabilitar menores infratores através de cursos profissionalizantes, dentre outras metas.

*Com informações da assessoria de comunicação

Publicidade
Publicidade