Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
Serviços essenciais

Trabalhadores se dedicam para manter serviços essenciais funcionando e atendendo a população

Por conta do isolamento, a busca por serviços essenciais aumentou significativamente nos últimos meses



ac_12_218943F5-B143-4CF3-96B2-DE1343339281.jpg Foto: Divulgação
12/02/2021 às 11:41

Milhares de pessoas fazem um trabalho invisível, todos os dias, para manter em funcionamento os serviços essenciais, em tempos de pandemia e isolamento social. Trabalhando em locais como supermercados e drogarias, elas precisam enfrentar os medos, redobrar os cuidados e seguir com a rotina, para garantir o abastecimento da população.  A demanda nesses serviços cresceu consideravelmente nos últimos meses, principalmente no segmento online, já que o governo do estado tem endurecido as medidas de restrição e circulação de pessoas nas ruas.

A loja online do Superatacado Nova Era, por exemplo, registrou um crescimento de mais de 450% no número de pedidos em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2020, quando o serviço foi lançado. A drogaria Santo Remédio passou a fazer mais de 4 mil atendimentos por dia no call center, nos últimos dois meses. Antes, a média era de 1.400 ligações diárias.



Para dar conta da grande demanda, as empresas precisaram se adaptar e se organizar, seja realizando novas contratações ou realocando colaboradores de outros setores.

Flávio Montenegro Filho, responsável pela área de inovação do Grupo Nova Era, explica que além de pensar na ampliação do serviço para atender a demanda da população, uma preocupação de todos é com relação à prevenção e saúde dos colaboradores.

No Nova Era, além do suporte de saúde e psicológico, os colaboradores de todas as áreas são orientados constantemente sobre os cuidados preventivos contra o coronavírus. "Não podemos esquecer que por trás de todo serviço existem pessoas que, mesmo diante de todos os desafios que a sociedade está enfrentando, estão trabalhando para atender a população, seja na loja física ou separando os produtos para serem entregues em casa", disse.

Consciência do dever e otimismo

Plínio Souza, gerente de uma das lojas do Superatacado Nova Era, é um exemplo de quem tem se dedicado para continuar prestando um bom atendimento. "Não é fácil. As perdas de amigos, conhecidos, familiares impactam em todos, mas sabemos que o nosso trabalho é importante e as pessoas precisam que estejamos ali prestando um bom serviço", afirmou.

Para manter a família em segurança, Plínio optou por levar os sogros e as filhas para o sítio e visita-os a cada 10 ou 15 dias, apenas para abastecer a casa com mantimentos. A esposa, que também trabalha na área de serviços essenciais, ficou na cidade com ele. "A saudade é grande, mas foi a forma que encontramos de proteger a todos. Com eles no sítio, me sinto menos preocupado", destacou.

No trabalho, o gerente procura manter o otimismo, sempre fazendo com que a equipe esteja unida. Ele também orienta sobre os cuidados preventivos que todos devem seguir. "A empresa recomenda e no dia a dia eu reforço com todos a importância da máscara, do uso do álcool em gel, de chegar em casa e já fazer a higienização antes de entrar. O objetivo é que fiquem em segurança e temos a confiança de que logo teremos dias melhores", pontuou.

Quem também se dedica ao trabalho, mesmo na pandemia, é a gerente de vendas do Nova Era, Leuda Carolini Carvalho.  "Você fica muito vulnerável com tantos casos acontecendo. Mas depois pensa que muita gente depende do serviço que executamos", frisou.

Para manter a mãe e o filho em segurança, Leuda também decidiu deixá-los isolados em um sítio e ficar sozinha em casa. "Eu me sinto melhor sabendo que eles estão bem. Agradeço por ter um trabalho que me permite ter condições para fazer isso", observou.

De acordo com Leuda, a preocupação é redobrada para manter a segurança, seguindo à risca, no trabalho, todas as recomendações da empresa, para uso de máscara e álcool em gel. "Nesse momento, devemos mais do que nunca cuidar uns dos outros. Estamos trabalhando para que a população tenha em casa todos os produtos que precisa, mas para isso temos que estar bem e saudáveis".

Equipes reforçadas

Outro segmento que não parou de funcionar em nenhum momento é o de drogarias. Com uma demanda crescente, as equipes tiveram que ser reforçadas para dar conta do movimento. A gestora de call center da Santo Remédio, Luciene Lemos Cabral, conta que a equipe que coordena precisou ser ampliada em 40%. O trabalho é presencial, por isso, os cuidados precisam ser redobrados. "A equipe tem que manter o compromisso de cuidar de si e do colega de trabalho. Esses cuidados têm funcionado muito bem e a taxa de infecção por Covid entre o grupo do call center, até o momento, é zero. Além de nos proteger, estamos cuidando dos nossos familiares", destacou. Luciene ressalta que o trabalho desenvolvido pelos profissionais que estão trabalhando nas drogarias, seja nas lojas físicas, no call center ou em outra área, é essencial e não pode parar. Por isso, a importância de se manter saudável. "Todos estão empenhados em prestar um bom atendimento, mesmo lidando com todas as questões pessoais que cada um tem enfrentado nesse período", disse ela.

Elaine Araújo, desenvolvedora do capital humano do Grupo Tapajós, do qual a Drogaria Santo Remédio faz parte, relata que até mesmo a sua área de atuação, que é capacitação, precisou se adaptar ao momento atual. Todos os treinamentos estão sendo realizados remotamente. "Essa foi a forma encontrada para manter as atividades, sempre focando na segurança do colaborador".

Ela explica que a empresa tem procurado oferecer todo o suporte aos colaboradores, seja com atendimento médico ou psicológico. "Não tem sido fácil para ninguém passar por esses meses de pandemia. Para tanto, foi elaborada toda uma rede de suporte ao funcionário. Sabemos da importância do trabalho que desenvolvemos e o quanto a população está precisando de nós e os colaboradores precisam ficar saudáveis para prestar um bom serviço".

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.