Domingo, 26 de Maio de 2019
Notícias

Transporte de cargas por via fluvial ficará até 40% mais rápido no Amazonas

Hidrovia finalmente receberá sinalização Transporte de cargas de Manaus a Porto Velho terá tempo reduzido em 40% 



1.jpg
Termo de execução assinado ontem dá início ao processo de sinalização de toda a extensão da hidrovia do Madeira
11/07/2015 às 09:48

Com a assinatura do Termo de Execução Descentralizada para sinalização do rio Madeira, realizada pelo Comando do 9º Distrito Naval e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o transporte de cargas por via fluvial ficará até 40% mais rápido.

O termo estabelece a sinalização náutica, balizamento do rio e produção de cartas náuticas. “O projeto beneficiará não somente as empresas com as grandes embarcações, mas também qualquer outra embarcação regional”, afirmou o vice-almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith, comandante do 9º DN. Os estudos para a sinalização começam em quatro dias.

O rio Madeira é uma das vias fluviais mais importantes da região, passando pela região de Porto Velho, torna-se uma alternativa viável de escoamento da produção do Amazonas.

“A sinalização consistirá em redução no tempo da navegação, tendo em vista que os comandantes das embarcações já saberão o caminho a trafegar”, informou o capitão de fragata, Marcelo Oro, Comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste.

Nessa parceria entre Marinha e Dnit, o primeiro entrará com a mão de obra e o segundo com os recursos financeiros. O projeto tem como objetivo, além de reduzir o tempo de percurso dos viajantes, a segurança de todos que trafegam pelo Madeira. “Dependendo do fluxo das águas, os obstáculos aparecem, como bancos de areia ou margens estreitas, a sinalização será importante nesse trajeto”, destacou o vice almirante Wagner Lopes.

Preparação

Serão cinco meses de estudos para que as primeiras boias sejam colocadas. O projeto tem duração de cinco anos, podendo ser renovado. O percurso total de sinalização é de 1.076 quilômetros. São quase 200 pessoas fazendo o levantamento hidrográfico e sinalização náutica, com navios contendo os melhores serviços hidrográficos do mundo, em todos os períodos hidrológicos: enchente, cheia, vazante e seca.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.