Publicidade
Cotidiano
biometria

TRE-AM divulga que Manaus teve 100% de eleitores recadastrados

No total, o órgão disse ter recadastrado 72% do eleitorado amazonense para os pleitos municipais de outubro deste ano 05/05/2016 às 13:23 - Atualizado em 05/05/2016 às 13:24
Show foto
A presidente do órgão, desembargadora Socorro Guedes, falou sobre o assunto na manhã desta quinta-feira (5) (Foto: Lucas Jardim)
Lucas Jardim Manaus (AM)

Após um ano e meio de uma megaoperação de biometria no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) anunciou, nesta quinta-feira (5), ter recadastrado 72% do eleitorado amazonense para os pleitos municipais de outubro deste ano. Manaus, em particular, chegou a marca de dois milhões e 260 mil eleitores cadastrados, número superior ao dois milhões e 254 mil que compunham o corpo eleitoral da capital na época em que a operação começou, em novembro de 2014.

“Ao todo, Manaus ganhou 13 mil eleitores, sendo que deveríamos ter perdido 200 mil. Geralmente, se perde entre 16% e 20% do eleitorado em um recadastramento, o que nós chamamos de espurgo. Isso acontece devido a vários fatores. Algumas pessoas faleceram, outras se mudaram da cidade e transferiram seus títulos e outras se tornaram idosas fora da idade de voto obrigatório que, por desinteresse de participar do pleito, não são recadastradas”, explicou a presidente do órgão, desembargadora Socorro Guedes.

Além da capital, outras nove cidades também atingiram 100% de eleitores recadastrados, baseado no número de cadastros em novembro de 2014: Novo Airão, Manacapuru, Iranduba, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Da Região Metropolitana de Manaus, apenas Silves e Maniquiri ainda não chegaram à marca.

Publicidade
Publicidade