Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Notícias

TRE/AM montará força-tarefa para concluir recadastramento biométrico no Estado

O procedimento começou em abril de 2013 pelos municípios do interior. O órgão tem até abril de 2015 para finalizar o processo



1.jpg Em janeiro deste ano, apenas 32,9% do eleitorado já havia sido recadastrado no novo sistema
04/12/2014 às 23:11

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) quer recrutar servidores de cartórios eleitorais do interior do Estado para acelerar o processo de recadastramento biométrico dos eleitores da capital amazonense, iniciado no mês passado. O edital de seleção foi publicado ontem pelo Diário Oficial do órgão. 

O procedimento começou no Estado em abril de 2013 pelos municípios do interior. Ao longo do processo, o órgão acumulou reclamações de eleitores interioranos quanto a demora no atendimento e baixo número de servidores disponíveis. Em janeiro deste ano, apenas 32,9% do eleitorado já havia sido recadastrado no novo sistema.

Estreando na capital no último dia 18 de novembro, eleitores voltaram a criticar o procedimento, em meio a filas e queixas de baixo número de fichas disponilibilizadas. Haviam 300 senhas de atendimento. Na ocasião, o órgão respondeu que o número de senhas seria aumentado gradativamente. A capital amazonense concentra 1,2 milhão de eleitores.

O edital assinado pela presidente do órgão, desembargadora Socorro Guedes, diz que poderão participar do processo seletivo servidores com lotação em cartórios do interior “que disponham de, no mínimo, três servidores lotados”.

Segundo o despacho, não haverá gratificação extra para os selecionados. “Os servidores que lograrem êxito no certame não poderão usufruir afastamentos de caráter voluntário (folgas, férias, licença capacitação, etc) durante o período de remoção. Em hipótese alguma os servidos removidos receberão ajuda de custo, diárias ou qualquer outra compensação financeira”, diz trecho do documento.

Nos critérios de seleção, o edital diz que terão prioridade os servidores que apresentaram maior tempo de contribuição no órgão. O processo de inscrição finalizará hoje e os selecionados já serão anunciados no próximo dia 15 de dezembro. O procedimento está sendo capitaneado pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Coede) em conjunto com a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral.

O TRE/AM informou à reportagem que não há limite para o recrutamento e que espera o maior número de candidatos possível. O órgão tem até abril de 2015 para finalizar o processo.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.