Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
FAKE NEWS

TRE Amazonas aplicou quase R$ 2 milhões em multas por fake news nas eleições

O Facebook foi a mídia social com o maior número de processos apurados com 116 ações de um universo de 332, seguido por Instagran (21) e WhatsApp (10)



show_show_fake_B187C174-EE7D-44CC-B98F-D7D96F20D55A.JPG Foto: Arquivo A Crítica
28/10/2018 às 15:00

O Facebook foi a mídia social com o maior número de processos apurados pelo Comitê de Combate às Fake News do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com 116 ações de um universo de 332, seguido por Instagran (21) e WhatsApp (10).

A velocidade eletrônica para a identificação desses conteúdos irregulares contou com um acordo entre o FB e a Corte Eleitoral. Com isso, quando identificados, as propagandas foram removidas em um prazo de até 23 horas. Pelo menos 116 conteúdos foram excluídos. Outras mídias investigadas foram Google, com sete processos, e Twitter, com quatro.

No balanço, divulgado hoje pelo presidente do TRE, desembargador João Simões, foram aplicadas quase R$ 2 milhões em multas oriundas de 97% de processos julgados, tendo apenas 23 deles em análises até agora. “Na instalação do comitê, logo que assumi a corte, em maio, confesso que me senti em uma ‘selva’, pois não há legislação para o combate às fake news. O que fizemos, então, foi tentar acertar. Mas logo ao identificarmos às primeiras postagens irregulares a ação serviu de parâmetro para o trabalho do TRE”, detalhou o presidente da corte.

Para a presidente do Comitê de Combate às Fake News, juíza Ana Paula Serizawa, nessas eleições as redes sociais ficaram bem caracterizadas pelas propagandas irregulares, mas admite que a comissão agiu na prevenção e repressão às notícias falsas. “Fizemos também a aproximação com as mídias sociais para que os conteúdos fossem rapidamente retirados e as pessoas que postavam tentando se valer do anonimato foram identificadas”, declarou.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.