Publicidade
Cotidiano
Notícias

TRE atrasará resultado da votação no 2º turno no Amazonas

Eleitores amazonenses só terão acesso aos primeiros resultados da votação no segundo turno a partir das 18h de domingo (26) 22/10/2014 às 08:47
Show 1
A apuração da votação pode ser acompanhada por meio do DivulgaWeb, dispositivo acessado no site www.tse.jus.br
Náferson Cruz Manaus-AM

O resultado da apuração dos votos no Amazonas somente será divulgado a partir das 18h, uma hora após o encerramento do pleito. “Quando isso ocorrer, provavelmente, mais de 70% dos votos já estejam consolidados”, informou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Socorro Guedes.

De acordo com a magistrada, a medida foi adotada em respeito aos municípios localizados na fronteira do Estado que têm fuso horário distinto ao da capital amazonense - uma hora a menos que Manaus.

Guedes explica que a medida é necessária para evitar que números da apuração sejam conhecidos antes da eleição ter sido finalizada em todo o País. “A divulgação oficial vai coincidir com o resultado da apuração para Presidente da República, às 20h, no horário de Brasília”, disse a desembargadora.

A razão disso é que no domingo (19) começou a vigorar o Horário de Verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Dessa forma, a diferença de fuso horário de Brasília para os Estados do Acre e do Amazonas chega a duas horas, em determinados municípios.

Para não correr o risco de divulgar resultados antes do fechamento das urnas em todo o Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que os números só poderão ser divulgados a partir das 8 horas da noite do domingo, 26, dia das Eleições.

Em decorrência do fuso horário no Amazonas, eleitores de 13 municípios (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga) ainda estarão votando quando o pleito estiver encerrado em Manaus e nos outros 48 municípios.

Apuração

A divulgação do resultado das eleições para presidente da República no segundo turno só começará a partir das 20h, pelo horário de Brasília. Isso porque, com a adoção do horário de verão, o estado do Acre ficará com três horas a menos de fuso horário em relação à Capital do país.

Já os resultados do segundo turno para governador nos 13 estados e no DF começarão a ser divulgados logo após o término da votação em cada estado (17h, pelo horário local).

Publicidade
Publicidade