Sexta-feira, 05 de Março de 2021
Notícias

TRE prorroga até março o prazo para eleitores de Manaus fazerem o recadastramento biométrico

O prazo terminaria no dia 26 de fevereiro, mas eleitor vai ter mais um mês para fazer a biometria. A nova data final ainda não foi confirmada



1.gif Problemas eram esperados com a biometria, diz Luciana Nasser
30/01/2016 às 10:17

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) prorrogou até o mês de março o prazo para o eleitor em Manaus fazer o recadastramento biométrico eleitoral. O prazo terminaria no dia 26 de fevereiro. A nova data final da biometria ainda não foi confirmada.

Até ontem, 28 de fevereiro, o TRE conseguiu alcançar a marca de 900 mil eleitores que fizeram a biometria. No dia 12 de janeiro, o Tribunal já havia recadastrado 800 mil eleitores e, pouco mais de um mês após o anúncio, outros 100 mil já passaram pelos postos de atendimento.



Hoje, eleitores de Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, incluindo Manacapuru – o segundo maior colégio eleitoral do Amazonas –, já estão aptos a votar fazendo uso da biometria. Em outubro deste ano, os cidadãos de Manaus, Autazes e Careiro também poderão exercer o direito de eleitor de maneira ainda mais segura.

O recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores de Manaus. Para participar do processo, é indispensável que o eleitor faça o agendamento pelo site do TRE-AM (www.tre-am.jus.br), para o dia e hora que lhe forem mais cômodos. O agendamento inicia sempre às quintas-feiras, a partir das 8h, para o período de segunda a sexta-feira da semana seguinte, permanecendo aberto até o total preenchimento das vagas disponíveis.

As consequências para os que não fizerem o recadastramento serão, entre elas, o cancelamento do título eleitoral, com subsequente impossibilidade de votar nas eleições municipais deste ano. Além disso, quem não votar, nem justificar a ausência vai ficar sem quitação eleitoral e impedido de obter empréstimos, de tirar passaporte ou identidade, de tomar posse em cargo público, bem como de realizar matrícula em estabelecimento de ensino fiscalizado pelo governo.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.