Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019
Carreiras

Treinamentos que fazem diferença

Empresas têm apostado em dinâmicas mais ‘leves’ que promovem interação e estimulam a criatividade



Lego222_44F00DA8-446A-46A3-9D22-EB9682F5925D.jpg ‘Brincadeiras’ estimulam a criatividade, integram funcionários e despertam habilidades para solucionar problemas no ambiente de trabalho
04/11/2018 às 14:05

Quem disse que brincar é coisa de criança? Os adultos também podem! E segundo especialistas, desenvolver brincadeiras no ambiente de trabalho é fundamental para estimular a criatividade, além de melhorar o desempenho e aperfeiçoar a interação entre os funcionários.

Algumas empresas em Manaus já estão apostando nessa iniciativa, e os resultados têm sido positivos. A supervisora de Recursos Humanos da Harley-Davidson, Renata Feitoza conseguiu alcançar resultados mais eficazes dentro da empresa, de forma lúdica, por meio do treinamento ‘Lego Serious Play’. A atividade consiste em fazer com que os participantes construam uma torre com as peças de lego, e à medida em que o modelo é construído, são feitas associações com a própria história, conforme explica a gestora.



“Cada movimento, cada peça colocada tem uma história, uma motivação para que aquele modelo seja construído como é. Ao montar o protótipo, a pessoa fala de si mesma, de forma indireta. Uma torre mais alta, por exemplo, representa o futuro que a pessoa deseja alcançar. Uma torre mais estável simboliza segurança, metas concretas”, conta.

Em uma das etapas do treinamento, todos os protótipos construídos individualmente e em subgrupos, unem-se, para representar a empresa. O objetivo final é conectar pessoas para o desenvolvimento da empresa e dos colaboradores.

Para o especialista em carreiras e também idealizador do ‘Parque de Ideias’, Durval Braga Neto, a metodologia do Lego Serious Play, utilizada nos treina mentos dessa empresa, aperfeiçoa competências.

“É possível desenvolver lideranças e times, melhorando a capacidade de solucionar problemas, criar produtos, serviços e novas oportunidades de mercado”, destaca.

Descubra Habilidades

Outra ‘brincadeira’ bastante utilizada dentro das corporações é o ‘Role Play’. O jogo consiste em interpretar papéis. Na prática, duas ou mais pessoas devem dramatizar uma situação rotineira da empresa, ou seja, um problema que precisa ser solucionado. O jogo incentiva a criatividade para resolução de conflitos no ambiente de trabalho, fazendo com que os envolvidos exercitem essa competência.

A cientista social e psicóloga Patrícia Karolina comenta que desenvolver um ambiente mais descontraído no mundo corporativo contribui para a melhora em diversos aspectos dentro do quadro da empresa. “Brincar no ambiente profissional auxilia na produtividade dos colaboradores, assim como no controle das emoções, contribuindo para aquisição de uma maior maturidade emocional e nas tomadas de decisões”, diz.

Saiba Mais

Trabalho em equipe e criatividade são características incentivadas durante os treinamentos, segundo o especialisata em carreiras, Durval Braga Neto.

O especialista em carreiras, Durval Braga Neto faz questão de reforçar o trabalho em equipe como ponto fundamental na resolução de problemas dentro da empresa, uma das características trabalhadas durante o treinamento.

“A metodologia permite trabalhar infinitas soluções para que as empresas trabalhem pessoas e times, com simulação de estratégias em tempo real. O método incentiva o pensamento criativo como cultura empresarial, fazendo das peças e cenários, metáforas para a identidade organizacional de cada indivíduo dentro da empresa.Durante o lego em treinamento corporativo, mais de 80% das células cerebrais estão conectadas às mãos, havendo estímulo no uso dos dois lados do cérebro: o esquerdo (analítico, lógico e objetivo) e o direito (criativo, intuitivo e emocional)”, destaca.

Destaque

Principalmente quando se fala em criatividade e inovação, o método Brincar é citado por diversos especialistas. Segundo o psiquiatra Stuart Brown, ‘nada ilumina mais o cérebro do que brincar’, gerando mudanças para melhorar o comportamento.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.