Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
Na Mira do impeachment

Trump sugere que presidente de comitê da Câmara deveria ser preso por 'traição'

Presidente dos EUA enfrenta um processo de impeachment em tramitação na Câmara dos Deputados



images__11__5E030207-1643-4C33-A332-5C94B8858731.jpg Foto: Reuters
30/09/2019 às 10:45

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intensificou seus ataques contra o parlamentar que lidera o inquérito de impeachment a seu respeito nesta segunda-feira, sugerindo que o deputado Adam Schiff seja preso por “traição”.

É provável que a declaração aumente as críticas à maneira como Trump está lidando com o escândalo que atinge sua presidência, derivado de uma conversa telefônica de 25 de julho na qual pediu ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, para investigar o rival democrata Joe Biden e seu filho.



O telefonema foi incluído na denúncia de um delator do setor de inteligência dos EUA que despertou a suspeita de que o presidente procurou condicionar uma ajuda à Ucrânia a um favor político.

“O deputado Adam Schiff inventou ilegalmente um comunicado falso e terrível, fingiu ser meu como a parte mais importante de meu telefonema ao presidente ucraniano e o leu em voz alta ao Congresso e ao povo americano. Ele não tinha nenhuma relação com o que eu disse no telefonema. Prisão por traição?”, tuitou Trump.

Trump pareceu se referir a comentários feitos por Schiff durante uma audiência do Comitê de Inteligência da Câmara dos Deputados, que este preside. Schiff disse que seus comentários parodiaram os que Trump fez na ligação a Zelenskiy.

O presidente, do Partido Republicano, vem atacando cada vez mais seus oponentes políticos desde que democratas da Câmara anunciaram na terça-feira que iniciariam um inquérito de impeachment.

Ele comparou o delator e autoridades da Casa Branca que deram informações ao delator a espiões e insinuou que cometeram traição.

O inspetor-geral de Inteligência Nacional considerou a queixa do delator crível e urgente, e a principal autoridade de inteligência dos EUA disse que o delator agiu de boa fé.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.