Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
DOENÇA

Tuberculose chega a mais de 1,5 mil casos nos primeiros meses do ano no Amazonas

Segundo diretor-presidente da FVS, Bernardino Cláudio de Albuquerque, o maior problema ainda é a falta de informação e conscientização



1250902.jpg Campanhas incentivam o tratamento da doença (Foto: Arquivo AC)
21/07/2017 às 13:52

Apenas nos seis primeiros meses desse ano foram registrados 1.511 casos de tuberculose no Amazonas, números que mantém o Estado no topo da lista nacional de incidência da doença. Segundo diretor-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS), Bernardino Cláudio de Albuquerque, o maior problema ainda é a falta de informação e conscientização.

O gestor, que também é médico infectologista, defende que as escolas sejam um ambiente de aprendizado e conscientização também sobre a importância de tratar doenças como a tuberculose. “É no ambiente escolar que os alunos aprendem e levam esse conhecimento para a casa e podem identificar, por exemplo, uma tosse por vários dias e que acima de duas semanas pode ser tuberculose. O que ele faz? Orienta o familiar e o tratamento inicial no começo da doença”, disse.

Conforme dados da FVS, no primeiro semestre desse ano foram registrados 1.511 casos, mesmo número de incidência notificados no mesmo período do ano passado. No total, em 2016 foram 2.832 registros. “O Amazonas é o Estado que têm a maior taxa de incidência de tuberculose no Brasil. Então, realmente é um fator preocupante, nós temos 70% dos casos na capital e os outros 30% distribuídos no interior”, informou.

Sem essa divulgação e apoio de familiares ou pessoas próximas dos infectados, Bernardino afirmou que de nada adiantaria toda a estrutura descentralizada para atendimento e tratamento dessas pessoas. “O maior número de casos é na capital amazonense e aqui nos temos o tratamento descentralizado. Todas as unidades básicas de saúde atendem pacientes com suspeitas, em cada distrito existe um laboratório. Eles têm fácil acesso ao diagnóstico e tratamento, então acho que o que falta é fazer essa informação chegar nessas pessoas”.

Apenas pela observação e orientação, Bernardino acredita que o número de casos teria uma queda expressiva.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.