Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
União

UEA e Marinha firmam parceria para atendimento de saúde a ribeirinhos

O trabalho em conjunto prevê assistência à saúde em comunidades ribeirinhas por meio de consultas, atendimento hospitalar, educação e conscientização, imunização, ensino e pesquisa



marinha.JPG Foto: Divulgação
30/01/2018 às 18:09

Com o intuito de atender demandas de saúde em comunidades ribeirinhas do interior do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinou, nesta terça-feira (30/1), convênio com a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval.

O documento estabelece que os alunos do curso de Medicina da UEA prestarão assistência médica utilizando a estrutura e logística navais. A oficialização da cooperação técnica aconteceu no Comando do 9º Distrito Naval, na rua Bernardo Ramos s/n, Centro. O trabalho conjunto deve iniciar até o começo do próximo semestre.  

“Essa é uma grande oportunidade em que nossos alunos e docentes unem esforços com a tripulação dos navios da Marinha para levar saúde a locais remotos da Amazônia”, afirmou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa.

Cleinaldo também acrescentou que o serviço de telemedicina da universidade irá diminuir a distância entre médicos especialistas e a população localizada em comunidades isoladas. “Isso é, em muitos casos, decisivo para salvar vidas”, completou.

Para o vice-almirante do comando do 9º Distrito Naval, Carlos Alberto Matias, o momento é importante para fortalecer as ações do programa Navios da Esperança, que terá reforço da universidade, sem ônus para ambas as instituições.

No texto oficial do convênio nº 88000/2018-001/00 o trabalho em conjunto prevê assistência à saúde em comunidades ribeirinhas por meio de consultas, atendimento hospitalar, educação e conscientização, imunização, ensino e pesquisa. 

Navios da Esperança

Os Navios da Esperança da Marinha levam atendimento médico a comunidades ribeirinhas e indígenas da Amazônia há mais de 20 anos. A tripulação é composta principalmente por médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos de saúde, que percorrem longas distâncias para prestarem consultas e atendimentos.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.