Publicidade
Cotidiano
Universidade

UEA lança editais do Vestibular e SIS e nova edição de cursinho preparatório online

As inscrições começam dia 4 de agosto e vão até o dia 31. Serão 3.272 vagas para 30 cursos com início em 2017. As provas do SIS são em 22 de outubro e as do Vestibular, nos dias 23 e 24 de outubro 24/06/2016 às 13:34 - Atualizado em 24/06/2016 às 13:41
Show e5ecfd4b 08ab 4d72 b31b 3c52f9c456b2
As inscrições devem ser feitas no site portal da UEA www.uea.edu.br (Foto: Divulgação)
acritica.com

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou publicamente os novos editais do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e anunciou para o dia 4 de agosto a data de início das inscrições. Serão 3.272 vagas ofertadas para os 30 cursos com início em 2017. As inscrições são feitas no site portal www.uea.edu.br.

Na oportunidade, a UEA também lançou o programa “Pré-Calouro”, um cursinho preparatório online e gratuito, onde aulas serão disponibilizadas no Canal da UEA no Youtube (Pré-calouro UEA) e também transmitidas para Manaus e municípios do interior por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e pela TV Cultura. A expectativa é atingir mais 180 mil alunos do ensino médio.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até 31 de agosto. A taxa de inscrição do Vestibular será de R$ 50,00 e do SIS R$ 40,00. O candidato que necessitar de isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá fazer o pedido formalmente, entre os dias 18 e 22 de julho. O resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 4 de agosto. Neste ano, das 3272 vagas, 1.950 são ofertadas pelo Edital do Vestibular e 1.322 por meio do Edital do Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

Antecipação

Este ano, a novidade é a antecipação das datas das provas. O SIS será realizado no dia 22 de outubro e o Vestibular nos dias 23 e 24 de outubro. Nos últimos anos as provas eram realizadas no mês de novembro. A antecipação foi decidida para que o resultado final, bem como a matrícula dos candidatos aprovados, possa ser realizada até o mês de dezembro, não comprometendo o calendário acadêmico, além do período de férias escolares e familiares, tradicionalmente realizadas em janeiro.

Pré-Calouro

O Programa Pré-Calouro é um cursinho preparatório online, gratuito, para as provas do Vestibular e SIS. São aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia e Redação. As aulas do terão 30 minutos de duração e serão transmitidas pelo canal da UEA no Youtube (Pré-calouro UEA). Durante a semana, de segunda a sexta-feira às 8h, com reprise às 19h, as aulas serão transmitidas pela TV Cultura, canal 2 na tevê aberta e 13 na NET.

Interior

Por meio do Centro de Mídias da SEDUC as aulas também serão transmitidas para municípios da Região metropolitana de Manaus. As aulas são uma produção do curso de Tecnologia em Produção Audiovisual da UEA, em parceria com a TV Cultura do Amazonas.

Com o Pré-Calouro, os alunos do Ensino Médio das redes pública e particular de educação terão acesso a aulas diárias das disciplinas oferecidas, tendo como base a larga experiência dos professores participantes desta iniciativa, aliados às mais novas tecnologias e metodologias facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo de auxiliar estudantes do Ensino Médio na preparação para os certames.

Provas

As provas do SIS acontecerão no dia 22 de outubro e as do Vestibular, nos dias 23 e 24 de outubro. As provas serão realizadas a partir de 13h (horário de Manaus). A Comissão de Ingresso do Vestibular alerta para o fechamento dos portões de acesso aos locais da prova, impreterivelmente, às 12h50, horário de Manaus. O Resultado Final do Vestibular será divulgado no dia 21 de novembro.

Além das provas de Conhecimentos Gerais, os candidatos aos cursos de Música, Dança e Teatro também serão submetidos à Prova de Habilidade Específica, de caráter classificatório e eliminatório. A prova será realizada na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na rua Leonardo Malcher, 1728, bairro Praça 14, em Manaus, de acordo com as datas e horários disponíveis no edital.

A Prova de Habilidade Específica (Prova Prática) do Curso de Teatro e Prova Teórica de Conhecimentos Específicos Musicais ¿ do curso de Música acontecerá no dia 18 de setembro. Já a Prova de Habilidade Específica (Prova Prática) dos Cursos de Dança e Música acontecerão no dia 25 de setembro, em horário a ser publicado no portal da UEA. O Resultado Final das Provas de Habilidades será divulgado no dia 30 de setembro.

Os candidatos aos cursos de Música, Dança e Teatro deverão indicar uma segunda opção de curso no ato da inscrição, que não seja igual a primeira opção de curso e não exija prova de Habilidade Específica. O candidato só concorrerá à segunda opção de curso em caso de reprovação na prova de Habilidade Específica.

SIS

O Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas avalia o desempenho dos candidatos ao ensino superior de graduação da UEA, a partir do seu aproveitamento em cada uma das séries do Ensino Médio, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Matriz de Referência Curricular das Escolas Públicas Estaduais do Amazonas.

Realizado em três etapas, correspondentes às três séries do Ensino Médio, o SIS acontece por meio da aplicação de provas anuais, que avaliarão as competências e habilidades adquiridas pelo estudante em cada uma das séries:

a. Prova de acompanhamento I, para alunos da 1ª série do Ensino Médio;

b. Prova de acompanhamento II, para alunos da 2ª série do Ensino Médio;

c. Prova de acompanhamento III, para alunos da 3ª série do Ensino Médio;

Desde 2014, são destinadas ao SIS/UEA 40% do total de vagas que a Universidade oferta a cada ano, em cada um dos cursos de graduação de oferta regular, por entrada e turno. As vagas disponibilizadas através do SIS são destinadas aos candidatos classificados que participaram das três etapas do certame e não foram excluídos pelas razões expostas no edital. Para ser classificado no SIS, também é necessário que os alunos:

1) Tenham cursado o Ensino Médio, integralmente e em regime regular, exclusivamente em estabelecimentos de ensino do Estado do Amazonas, devidamente autorizados para funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação - CEE;

2) Não possuam curso superior completo ou não o estejam cursando em instituição pública de ensino.

Vale informar ainda que 60% das vagas disponibilizadas através do SIS são destinadas aos candidatos classificados que tenham cursado o Ensino Médio, integralmente e em regime regular e exclusivamente em escolas públicas da rede estadual ou municipal de Ensino no Estado do Amazonas. Das vagas disponibilizadas para os cursos da área de saúde, 50% serão destinadas aos candidatos classificados que tenham concluído o Ensino Médio e cursado pelo menos oito séries da Educação Básica em município do interior do Estado do Amazonas.

O candidato pode concorrer a apenas uma vaga e deverá optar por somente um Curso no ato da inscrição para a 3ª Etapa do SIS, sendo também considerados cursos distintos aqueles que, com a mesma denominação, funcionarem em período, turno ou municípios diferentes.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade