Publicidade
Cotidiano
Notícias

UEA terá dezesseis cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante 2016

No total, 16 cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) farão parte do GE Profissões, Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro 09/09/2015 às 17:21
Show 1
Na opinião do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o resultado reflete o esforço da instituição, como um todo, no sentido de promover a excelência do ensino
acritica.com Manaus (AM)

O Guia do Estudante (GE), publicação da Editora Abril, divulgou a relação de cursos de graduação que serão estrelados na edição de 2016 do periódico, após avaliação em universidades de todo o país. No total, 16 cursos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) farão parte do GE Profissões, Vestibular 2016, que passa a circular nas bancas a partir do dia 9 de outubro. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (4).

Na opinião do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o resultado reflete o esforço da instituição, como um todo, no sentido de promover a excelência do ensino. Segundo ele, o resultado também demonstra os passos que a instituição vem dando rumo à excelência no Ensino Superior de qualidade.

"A partir do momento que a sociedade começa a reconhecer o desenvolvimento das ações da UEA, temos a certeza de que esse trabalho deve continuar e ser mantido, que não tenha interferência e que nós possamos buscar a excelência nos próximos anos. Esse é o desenho novo da UEA, é como nós queremos e como nós iremos chegar em 2020, uma UEA que poderá estar citada entre as melhores universidades do país", disse o Reitor.

CURSOS ESTRELADOS

O curso de Direito da Escola Superior de Ciências Sociais (ESO) da UEA foi considerado excelente pelo quarto ano consecutivo e recebeu cinco estrelas. Os cursos de Dança, Enfermagem, Odontologia, Turismo e Medicina receberam quatro estrelas. Já os cursos de Meteorologia, Pedagogia (Parintins), Engenharia Florestal, Engenharia Química, Pedagogia (Tabatinga), Administração, Engenharia Mecânica, Pedagogia (Manaus), Pedagogia (Tefé) e Engenharia Civil receberam três estrelas. 

CONCEITO PRELIMINAR DE CURSO - MEC 

Dos 16 cursos estrelados pelo Guia do Estudante, sete receberam o selo do Conceito Preliminar de Curso (CPC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação. Enfermagem e Turismo o selo 4. Engenharia Civil, Odontologia, Administração, Direito e Medicina receberam o selo três.

O CPC é calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). 

GUIA DO ESTUDANTE

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). 

O questionário enviado aos educadores é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros. Por se tratar de uma pesquisa de opinião, os resultados refletem, sobretudo, a imagem que o curso tem perante a comunidade acadêmica.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade