ENSINO SUPERIOR

Ufam aprova calendário remoto especial e aulas iniciam 8 de setembro

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação viabilizará as condições técnicas e operacionais em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação para execução das aulas

Portal A Crítica
12/08/2020 às 22:35.
Atualizado em 10/03/2022 às 06:14

(Foto: Reprodução / Internet )

Após dois dias consecutivos de debates por videoconferência, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou nesta quarta-feira, 12, Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Calendário Acadêmico Especial 2020, no âmbito do ensino de graduação da Ufam, para oferta das atividades em nível de graduação por ensino remoto emergencial. 

As atividades que compõem o Ensino Remoto Emergencial (ERE) iniciam em 17 de agosto com adesão dos docentes, tendo início das aulas em 08 de setembro e término no dia 14 de dezembro. O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic) viabilizará as condições técnicas e operacionais em parceria com a Pró-reitoria de Ensino de Graduação. A decisão, que entra em vigor a partir da data de publicação se dará em caráter excepcional. Serão estabelecidos componentes curriculares (disciplinas) obrigatórios ou optativos, mesmo durante a suspensão, por prazo indeterminado, do Calendário Acadêmico de 2020/1 e 2020/2, e das atividades administrativas e acadêmicas presenciais ou não presenciais.

O ensino remoto considera o distanciamento geográfico entre docentes e discentes de forma temporária, por acesso remoto, com mediação pedagógica assentada nas Tecnologias de Informação e Comunicação e mídias digitais, fora dos espaços físicos da Ufam (campus Manaus e campi das unidades acadêmicas em Itacoatiara, Coari, Humaitá, Parintins e Benjamin Constant) para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, diante da impossibilidade de ensino presencial, em decorrência da pandemia da covid-19.

Sobre a execução do Calendário Acadêmico Especial, este trará um cronograma das atividades a serem realizadas durante o semestre letivo especial para ser desenvolvido em 75 dias e não comprometerá os semestres letivos presenciais de 2020/1 e 2020/2. A adesão ao ERE, previsto no Regulamento, é voluntária e facultativa, tanto para o docente, quanto para o discente. A Resolução e o Calendário, ambos na íntegra, serão disponibilizados à comunidade acadêmica nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, no portal da Instituição.

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por