Domingo, 25 de Agosto de 2019
Notícias

Ufam retoma as aulas com missão de repor calendário

Quase 30 mil universitários estudam na instituição, que tenta atualizar calendário após a greve de professores de 2012



1.jpg Problemas no calendário da Ufam remontam a greve realizada em 2012, quando a instituição ficou 120 dias paralisada
04/10/2014 às 10:49

Mais de 29 mil alunos voltam às aulas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a partir desta segunda-feira, com o início do calendário acadêmico do segundo semestre. As atividades começam com dois meses de atraso devido aos efeitos da greve de professores realizada em 2012 e que durou 120 dias, afetando o calendário até hoje.

O pró-reitor de Ensino e de Graduação, Lucídio Rocha Santos, explicou que as aulas deste semestre serão concluídas em fevereiro de 2015. Alunos e professores vão passar dezembro e janeiro, meses tradicionais de férias, nas salas. Na greve de 2012, a Ufam foi uma das últimas universidades federais a sair do movimento.

A instituição oferece 107 cursos de graduação. Os alunos que ingressaram em cursos da Ufam, na capital, estarão começando os períodos pares na segunda-feira, com exceção das turmas de Medicina e de Fisioterapia. Em relação a esta última, os períodos ímpares do curso acontecem sempre no segundo semestre do ano, assim como todos os demais oferecidos pelas unidades da Ufam que funcionam fora de Manaus – Parintins, Itacoatiara, Coari, Benjamin Constant e Humaitá.

O professor Lucídio Rocha Santos comentou ainda que, na segunda-feira, as unidades do interior iniciarão o primeiro período e por isso atividades especiais para a recepção dos calouros estão previstas. “Cada unidade vai desenvolver uma programação específica para recepcionar esses acadêmicos que ingressaram na universidade. Na capital, a recepção é realizada no início no ano”, disse.

Filtro de banana

Já imaginou filtrar água usando banana? Pois é isso que será apresentado em um mini-curso por professores da Universidade Federal de São Carlos, do interior de São Paulo, durante a “Escola de Química”, evento do Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que começa nesta segunda-feira.

Até quinta-feira serão realizadas palestras e mini-cursos. A abertura acontecerá às 8h30 de segunda, no auditório do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, no Campus Universitário (Minicampus), localizado na avenida General Rodrigo Octávio, Zona Sul. As palestras vão tratar de assuntos como “Subprodutos da agroindústria amazônica” (dia 6); “Aplicação de sensores bioeletrônicos na qualificação de extratos vegetais do Amazonas” (dia 7); “Estudos e desenvolvimento de materiais nanoestruturados em dispositivos de armazenamento de energia” (dia 8); e “Novos materiais para dispositivos eletroquímicos” (dia 9). Informações sobre o assunto poderão ser obtidas por meio do telefone (92) 3305-1480.

PSC 2015

Os estudantes inscritos no Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2015 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) para saber o local onde vão fazer a prova. O cartão informa também os dados pessoais do candidato e, no caso da terceira etapa, o curso e a língua estrangeira de opção. Obtendo o CCI Para ter acesso ao documento, o candidato deve preencher a série que está cursando, informar o nome (mínimo de sete caracteres) e data de nascimento. Em seguida, é preciso clicar em "Consultar" para gerar o CCI. As provas estão marcadas para 30 de novembro, das 8h às 12h (horário de Manaus), para primeira e segunda etapas, e das 8h às 13h (horário de Manaus) para a terceira.

Todo o Estado

 A aplicação das provas do processo seletivo será simultânea nos 62 municípios do Estado.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.