Segunda-feira, 21 de Setembro de 2020
evolução

Ufam salta duas posições e é a 46ª melhor do País no Ranking Folha 2016

Melhor desempenho isolado foi do curso de Odontologia, que ficou na 23ª posição. Engenharias também foram destaque positivo



ufam.JPG Universidade Federal do Amazonas manteve seu lugar de destaque entre as 50 melhores do País
19/09/2016 às 17:55

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2016, divulgado nesta segunda-feira, colocou a Universidade Federal do Amazonas como a 46ª melhor do País. O resultado foi melhor que o obtido no ano anterior, quando a Ufam ficou na 48ª colocação.

O RUF avalia cinco critérios para definir a pontuação obtida pela universidade: pesquisa - a análise da produção científica, valendo 40 pontos; ensino - a opinião de 597 pesquisadores consultados pelo Datafolha, valendo 32 pontos; mercado - a opinião de 1212 responsáveis por recursos humanos de empresas e instituições brasileiras consultados pelo Datafolha, valendo 18 pontos; internacionalização - proporção de professores estrangeiros em relação ao corpo docente, citações internacionais de trabalhos e percentual de artigos em colaboração internacional, valendo seis pontos; e inovação - quantidade de patentes depositadas pelas universidades no Inpi, valendo quatro pontos.



O melhor desempenho da Ufam foi justamente em inovação, que vale menor quantidade de pontos, ficando na 36ª colocação entre as universidades do País.  O pior foi no quesito internacionalização, onde a insitituição ocupa a 73ª posição.

LEIA TAMBÉM: UEA volta a figurar entre as 100 melhores do País

Entre os 33 cursos avaliados, houve evolução em 18 deles. O principal destaque fica por conta das engenharias: os seis cursos da área oferecidos: Ambiental, Civil, Produção, Elétrica, Mecânica e Química apresentaram crescimento em relação a 2015. A maior delas foi na Engenharia Ambiental, que saltou da 93ª posição em 2015 para a 44ª este ano. Além de melhorarem os desempenhos, dos seis cursos de engenharia, apenas o de Mecânica não está entre os 50 melhores do País - ficou na 54ª posição.

O curso da Ufam que obteve o melhor desempenho este ano foi o de Odontologia, que ficou na 23ª colocação no País. No ano passado, o curso era apenas o 52º e deu um grande salto. O melhor curso da Ufam no Amazonas em 2015, o de Design, manteve o bom desempenho. Caiu da 28ª posição para a 29ª, mantendo-se entre os mais bem avaliados do Brasil. O curso de Letras, que era apenas o 239º colocado ano passado melhorou substancialmente sua posição, ocupando agora a 58ª.

O pior desempenho foi do curso de Enfermagem, que caiu da 177ª posição em 2015 para a 184ª este ano. Medicina também foi outro curso da área de Saúde a registrar queda: saiu da 92ª posição para a 115ª. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.