Publicidade
Cotidiano
evolução

Ufam salta duas posições e é a 46ª melhor do País no Ranking Folha 2016

Melhor desempenho isolado foi do curso de Odontologia, que ficou na 23ª posição. Engenharias também foram destaque positivo 19/09/2016 às 17:55
Show ufam
Universidade Federal do Amazonas manteve seu lugar de destaque entre as 50 melhores do País
acritica.com Manaus (AM)

O Ranking Universitário Folha (RUF) 2016, divulgado nesta segunda-feira, colocou a Universidade Federal do Amazonas como a 46ª melhor do País. O resultado foi melhor que o obtido no ano anterior, quando a Ufam ficou na 48ª colocação.

O RUF avalia cinco critérios para definir a pontuação obtida pela universidade: pesquisa - a análise da produção científica, valendo 40 pontos; ensino - a opinião de 597 pesquisadores consultados pelo Datafolha, valendo 32 pontos; mercado - a opinião de 1212 responsáveis por recursos humanos de empresas e instituições brasileiras consultados pelo Datafolha, valendo 18 pontos; internacionalização - proporção de professores estrangeiros em relação ao corpo docente, citações internacionais de trabalhos e percentual de artigos em colaboração internacional, valendo seis pontos; e inovação - quantidade de patentes depositadas pelas universidades no Inpi, valendo quatro pontos.

O melhor desempenho da Ufam foi justamente em inovação, que vale menor quantidade de pontos, ficando na 36ª colocação entre as universidades do País.  O pior foi no quesito internacionalização, onde a insitituição ocupa a 73ª posição.

LEIA TAMBÉM: UEA volta a figurar entre as 100 melhores do País

Entre os 33 cursos avaliados, houve evolução em 18 deles. O principal destaque fica por conta das engenharias: os seis cursos da área oferecidos: Ambiental, Civil, Produção, Elétrica, Mecânica e Química apresentaram crescimento em relação a 2015. A maior delas foi na Engenharia Ambiental, que saltou da 93ª posição em 2015 para a 44ª este ano. Além de melhorarem os desempenhos, dos seis cursos de engenharia, apenas o de Mecânica não está entre os 50 melhores do País - ficou na 54ª posição.

O curso da Ufam que obteve o melhor desempenho este ano foi o de Odontologia, que ficou na 23ª colocação no País. No ano passado, o curso era apenas o 52º e deu um grande salto. O melhor curso da Ufam no Amazonas em 2015, o de Design, manteve o bom desempenho. Caiu da 28ª posição para a 29ª, mantendo-se entre os mais bem avaliados do Brasil. O curso de Letras, que era apenas o 239º colocado ano passado melhorou substancialmente sua posição, ocupando agora a 58ª.

O pior desempenho foi do curso de Enfermagem, que caiu da 177ª posição em 2015 para a 184ª este ano. Medicina também foi outro curso da área de Saúde a registrar queda: saiu da 92ª posição para a 115ª. 

Publicidade
Publicidade