Publicidade
Cotidiano
IDOSOS

UnATI encaminha propostas à CMM voltadas à demanda de idosos

Durante o encontro, membros da UnATI apresentaram as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos em Manaus no que diz respeito ao serviço público e o preconceito sofrido por empregadores da iniciativa privada 20/04/2016 às 11:57
Show 34a38ac9 21ed 4230 8761 c15bb5f953d8
Em reunião com o diretor geral da UnAT, Euler Ribeiro, Everaldo disse que a CMM estava à disposição para a realização de uma audiência pública que pudesse debater os principais desafios enfrentados por pessoas com mais de 60 anos em Manaus (Foto: Divulgação)
ACRITICA.COM Manaus (AM)

A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) ideias de propostas para a concepção de projetos de leis voltados atender demandas dos idosos da capital. As propostas foram recebidas pelo vereador Everaldo Farias (PV). 

Em reunião com o diretor geral da UnAT, Euler Ribeiro, Everaldo disse que a CMM estava à disposição para a realização de uma audiência pública que pudesse debater os principais desafios enfrentados por pessoas com mais de 60 anos em Manaus, como mobilidade urbana, trabalho e renda e o combate aos maus tratos.

“O número de idosos tem aumentado a cada ano em Manaus e a cidade precisa se preparar melhor para atender esse público de forma mais eficiente e responsável. Precisamos trabalhar para elaborar políticas públicas que atendam às necessidades deles e acredito que uma audiência pública pode nos ajudar a chegar a um consenso”, afirmou Everaldo.

Durante o encontro, membros da UnATI apresentaram as principais dificuldades enfrentadas pelos idosos em Manaus no que diz respeito ao serviço público e o preconceito sofrido por empregadores da iniciativa privada. “Queremos contar com a ajuda da Câmara para podermos minimizar esse problemas”, disse Euler Ribeiro.

“Os detalhes dos projetos para beneficiar a terceira idade serão formatados na  audiência pública nos próximos meses, conforme calendário disponível da CMM”, explicou o vereador Everaldo. Na ocasião, ele também conheceu o trabalho da universidade voltado para o público idoso, além de ouvir experiências bem sucedidas com quem lida diretamente com esse público.

Everaldo é autor da proposta que cria as ‘Unidades Móveis de Saúde’ para pessoas com mais de 60 anos, as chamadas “Carretas dos Idosos, aprovada pela Câmara Municipal de Manaus, no início do mês e objeto de elogios por parte do doutor Euler Ribeiro.

O parlamentar também apresentou na Casa Legislativa a Indicação n°. 208/2016, que prevê a realização de um convênio entre a Prefeitura de Manaus e a UnAaTI para a promoção de cursos técnicos voltados à formação de “Cuidadores Familiares”, também chamados de “Cuidadores de Idosos”. Atualmente, esse curso é disponibilizado pelo município por meio da Fundação Dr. Thomas.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade