Publicidade
Cotidiano
MERCADO

União faz a força: saber trabalhar em equipe faz a diferença no ambiente corporativo

A psicóloga e master coach Cintia Lima explica que o trabalho em equipe é uma capacidade bastante benéfica para o ambiente corporativo além do desenvolvimento pessoal 12/03/2018 às 08:55
Show show equipe
Foto: Divulgação
Rebeca Mota Manaus (AM)

Quando diferentes indivíduos unem suas forças, habilidades, talentos e capacidades para produzir algo, o resultado coletivo é mais eficaz e surpreendente. Saber trabalhar em equipe é uma das principais características procuradas hoje no mercado.

A psicóloga e master coach Cintia Lima explica que o trabalho em equipe é uma capacidade bastante benéfica para o ambiente corporativo além do desenvolvimento pessoal. “Quando trabalhamos em equipe, temos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos e habilidades a partir do aprendizado com outras pessoas que pensam e fazem diferente de nós”, explica Lima.

Pessoas que trabalham em equipe tendem a acreditar mais no seu potencial, mas tem clareza que podem aprender ainda mais com outras pessoas, segundo a coach. “São pessoas que proativamente assumem o papel de dividir tarefas ao invés de centralizar para receberem mérito sozinhas, são pessoas de comunicação assertiva e relacionamento interpessoal saudável”. 

Para a especialista, somos indivíduos por natureza, sempre foi assim e sempre será. “É mais automático cada pessoa lutar por seus propósitos, por isto trabalhar em equipe não é tão natural, mas nos dias atuais o nível de competitividade está tão acirrada que os trabalhos genuinamente colaborativos são mais raros e precisam ser fomentados na sociedade”, diz.

Decisivo na contratação

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas (ABRH-AM), Kátia Andrade, explica que a habilidade em trabalhar em equipe e com equipes multidisciplinares no caso de cargos de liderança é um dos principais fatores levados em consideração, na hora de contratar ou de desligar um profissional.

“Em um processo seletivo, quando você fala dos resultados que conseguiu alcançar na empresa anterior, um entrevistador experiente consegue perceber rapidamente se você trabalha bem em equipe. Existem outras técnicas e testes situacionais que mostram o seu padrão de comportamento que pode interferir de forma positiva ou adversa no resultado do time. Então a dica é: trate bem as pessoas, valorize os resultados do time, esteja sempre conectado com pessoas que estão dispostas a realizar algo. Ninguém faz nada sozinho”, explica Andrade.

A melhor forma de contribuir com sua expertise sem parecer prepotente é buscar nas outras pessoas do time, complementos para melhorar aquela ideia, projeto ou atividade. “Dessa forma, você valoriza as competências do outro e contribui com sua habilidade especial, que se tornará ainda melhor com o que você acabou de aprender com a equipe”.

Publicidade
Publicidade