Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
Doação de kits de higiene

Unicef realiza doações na zona metropolitana de Manaus

Famílias vulneráveis da comunidade Lago Catalão são beneficiadas com kits de higiene contra a COVID-19



848ae7fa-f0bf-4380-8d78-e637eaf209d1_649E9F5C-3224-4529-B412-D40BFEF1F653.jpg Entrega dos kits de higiene na comunidade Lago Catalão, em Iranduba. Foto: Lucianny Mathias
03/02/2021 às 12:22

A comunidade Lago Catalão, na ilha de Xiborena, em Iranduba, contou na última semana com as doações dos kits de higiene do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) contendo sabonete, álcool em gel, sabão líquido, entre outros produtos. Atualmente, o local possui cerca de 110 famílias, constituídas por 396 pessoas, entre idosos, adultos, jovens e crianças.

Localizada na Região Metropolitana de Manaus, a comunidade também foi atingida pela segunda onda da COVID-19. Diego Moraes, professor de Ciências em Catalão da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em contato com o UNICEF, alertou para as dificuldades que a comunidade estava enfrentando. O professor e sua esposa, Claudiane Oliveira, formaram uma rede de voluntários para a distribuição dos kits na comunidade. “Somos gratos ao UNICEF pela oportunidade de nos ajudar. Não existe valor para o sorriso e a lágrima que recebemos durante as entregas. O Lago Catalão será eternamente grato pela oportunidade”.



Essas ações integram a resposta humanitária à pandemia da COVID-19 em centros urbanos do Brasil pelo UNICEF. “E isso estimula parceiros do setor privado para  as doações de produtos de higiene, limpeza e outros itens essenciais de saúde e sobrevivência de crianças, adolescentes e suas famílias que estão em situação de vunerabilidade”,  explica Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Os moradores em Catalão vivem da pesca, da extração legal de madeira e dos proventos de programas sociais, entretanto, com a pandemia todas as atividades extrativistas foram suspensas. Raimunda Ferreira, líder comunitária de Catalão, explica que muitos pais e responsáveis estão sem trabalho. “A pandemia aumentou o número de desempregados em nossa comunidade e as entregas dos kits, neste momento, nos ajudam a enfrentar esse vírus”.

Marina Souza, que cresceu em Catalão, hoje com 36 anos, salienta a importância dos kits do UNICEF na proteção contra o coronavírus .“ É muito importante receber um kit como esse. Ele nos ajudará na prevenção contra COVID-19. Muitas vezes, não temos condições de comprá-lo e agradecemos as parcerias, ao UNICEF por olhar pela nossa comunidade”.

 

“Nosso objetivo é beneficiar comunidades, população em situação de rua, abrigos, indígenas, refugiados e migrante venezuelanos, entre outros. É um trabalho em rede, em que o UNICEF se une com empresas que doam produtos ou repassam recursos financeiros e, paralelamente,  organizações governamentais ou da sociedade civil, incluindo grupos comunitários e instituições religiosas,  que nos apoiam na distribuição desses kits”, conclui Thiago Garcia, coordenador do projeto Povos Indígenas da Amazônia contra a COVID-19.

Entregas em parceria com o Governo do Amazonas

Durante esse momento de segunda onda, decorrente do novo coronavírus, o UNICEF atendeu no fim de janeiro à solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) na doação de 144 mil Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como luvas, máscaras, tocas, aventais, etc., que beneficiarão pelos menos 200 profissionais da rede pública de saúde.

O UNICEF, juntamente com apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC) e Aldeias Infantis SOS, também já distribuiu, desde janeiro, 1.100 kits de higiene que beneficiaram idosos, população de rua e a rede de acolhimento de crianças e adolescentes da capital. A entrega de 600 kits de higiene para ribeirinhos das Unidades de Conservação próximas a Manaus contou com a ajuda da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). “Outras doações estão sendo mobilizadas, a partir do diálogo com governos, empresas e sociedade civil”, afirma Thiago.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.