Publicidade
Cotidiano
SAÚDE PÚBLICA

Unidade de Pronto Atendimento de Itacoatiara é inaugurada nesta segunda (24)

Com investimentos de R$ 5.127.146,39, entre obras, equipamentos e mobília, a UPA de Itacoatiara foi construída por meio de convênio entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal 24/09/2018 às 17:44
Show upa b84fa1cd 82b8 4f0f ade2 b9cfe13473b0
Foto: Aguilar Abecassis/Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) entregou, nesta segunda-feira (24), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de Itacoatiara, município a 165 quilômetros de Manaus. Para o secretário estadual de Saúde, Orestes Guimarães de Melo Filho, a unidade representa um grande reforço ao serviço de saúde oferecido pelo Estado e a Prefeitura à população local e cidades vizinhas.

“Essa unidade fortalece o sistema municipal de saúde, porque retira um pouco a sobrecarga existente hoje no hospital regional José Mendes. A UPA tem equipamentos modernos para exames, o que aumentará a resolutividade, fazendo com que a qualidade do serviço melhore e o tempo de espera por atendimento na rede diminua”, afirmou o secretário.   

A unidade, que começou a ser construída em 2010, teve obras retomadas em outubro do ano passado, logo que o novo Governo do Estado assumiu. Com investimentos de R$ 5.127.146,39, entre obras, equipamentos e mobília, a UPA de Itacoatiara foi construída por meio de convênio entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal.

“Estamos felizes de entregar essa nova unidade, que vai prestar um serviço fundamental ao município. Essa obra faz parte do compromisso assumido pelo governo, que é o de colocar para funcionar na área de saúde tudo que não estava funcionando”, comentou o secretário.

Estrutura

A unidade possui 07 leitos de observação e vai realizar serviços de urgência e emergência de baixa complexidade nas áreas de clínica geral e pediatria, oferecendo ainda suturas e curativos, inalação, gesso, raio x, eletrocardiograma e coleta de exames.

O prefeito Antônio Peixoto destacou o fato de o município atender pacientes de pelos menos oito cidades vizinhas, o que resulta em uma grande demanda no hospital. Com a UPA, ressaltou o prefeito, a rede municipal ganha uma unidade exclusiva para atender casos de baixa complexidade.

“É uma unidade importantíssima, porque atenderá casos de baixa complexidade e que vai desafogar o hospital José Mendes. Graças a Deus, esta obra hoje está à disposição do município”, destacou Peixoto.

Ventiladores mecânicos

A secretária municipal de Saúde de Itacoatiara, Keitiane Mendonça, ressaltou que a UPA conta com dois ventiladores mecânicos, aparelhos que não tinha no município.

“Esse aparelho é uma joia para o município, porque ele permite dar o suporte básico de vida ao paciente. Até então, transferíamos pacientes graves para Manaus com dificuldade, porque não tínhamos nenhum aparelho desse aqui. Hoje, se conseguirmos tirar um paciente do coma, podemos mantê-lo utilizando esse aparelho”, ressaltou Keitiane.

Publicidade
Publicidade