Publicidade
Cotidiano
IMUNIZAÇÃO

Unidades Básicas de Saúde participam da Campanha da Multivacinação, em Manaus

Todas as UBS da cidade recebem a ação, neste sábado (24), de 8h às 17h - meta é atualizar a carteira vacinal de adultos e, principalmente, crianças. A Campanha da Multivacinação segue até o dia 30 24/09/2016 às 11:04 - Atualizado em 27/09/2016 às 21:09
Show 1139358
Além das crianças menores de 5 anos de idade, a campanha deste ano visa regularizar a situação vacinal dos adultos. (Arquivo/AC)
Kelly Melo Manaus (AM)

Mais de 180 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão abrir as portas hoje, em Manaus, dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização também acontece em todos os demais municípios do Estado, das 8h às 17h.

De acordo com a chefe da divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Izabel Hernandes, a campanha tem o objetivo de promover a atualização de vacinas de crianças e adultos. Ao todo, serão disponibilizadas doses de mais de dez tipos de vacina. “Essa é uma campanha que não tem uma meta para ser atingida, mas é um momento importante porque é uma oportunidade de atualizar a carteira da criança e, assim, garantir a imunização contra diversas doenças”, explicou. 

Em Manaus, a cerimônia de abertura do dia “D” será realizada na UBS Theodomiro Garrido, no bairro Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul, mas todas as 182 salas de vacina das demais unidades ficarão abertas para atender o público. 

Vacinas

Para as crianças, as doses disponibilizadas são: a DTP (previne difteria, tétano e coqueluche), pentavalente (coqueluche, tétano, difteria, hepatite B, haemophilus B), pneumocóccica (pneumonia por pneumococco), rotavírus (diarréias causadas por rotavírus), poliomielite, meningococica (doenças meningocócicas), febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela – conhecida como catapora), hepatite A e hepatite B.  

Os adolescentes podem receber a dT (contra tétano e difteria), além das doses contra a febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola e hepatite B, assim como as crianças. No caso das meninas de 9 a 11 anos, a vacina do HPV, que previne contra o câncer de colo do útero, também será disponibilizada, assim como a imunização contra a Influenza, que estará disponível para crianças menores de cinco anos, gestantes e pessoas acima de 60 anos.

De acordo com a Semsa, a capital recebeu aproximadamente 400 mil doses das vacinas.  A Campanha da Multivacinação segue até o dia 30.

Publicidade
Publicidade