Sábado, 05 de Dezembro de 2020
SAÚDE

Unidades de saúde do Estado recebem novos aparelhos de raio-x portáteis

O investimento do Governo do Amazonas moderniza a saúde e possibilita realizar exames no leito do paciente



WhatsApp_Image_2020-10-09_at_14.34.53_EAE119C9-7CCA-42E4-9715-1B0FBDAF8801.jpeg Foto: Divulgação
09/10/2020 às 14:36

Modernos equipamentos de raio-x portáteis foram entregues, nesta semana, para Hospitais e Prontos-Socorros da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) na capital. Os investimentos para ampliação do apoio diagnóstico na rede são parte do Programa Saúde Amazonas, de reestruturação da saúde no estado. 

A partir de agora, as unidades passam a ter alguns dos mais modernos equipamentos de imagem, sendo possível realizar um raio-x em qualquer lugar do hospital, inclusive no leito, evitando que o paciente com dificuldade de locomoção necessite ir até o setor de imagem da unidade, graças à máquina portátil. 



Foram beneficiados com a entrega o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste (HPSC), além dos Hospitais e Prontos-Socorros 28 de Agosto, Platão Araújo, João Lúcio e o Hospital Universitário Francisca Mendes. 

De acordo com o secretário da SES-AM, Marcellus Campêlo, os equipamentos antigos, com até 20 anos de uso, estavam obsoletos, apresentavam defeito constante. A renovação do parque de imagem ultrapassado faz parte da modernização da rede planejada pela gestão. 

 “Até o final deste ano, iremos investir mais, pelo menos, R$ 8 milhões já autorizados pelo governador (Wilson Lima) para essa modernização do parque de equipamentos da rede. Um parque que estava muito antigo, obsoleto. Nós temos aí, por exemplo, tomógrafo de 2007 (13 anos de uso), sendo substituído”, ressaltou o secretário.

 Lançado há pouco mais de um mês, o Programa Saúde Amazonas, que tem o foco na modernização da saúde no Estado já vem mostrando resultados. A proposta é entregar melhorias para a área dentro do cronograma para os próximos dois anos. 

 “O objetivo das nossas ações sempre é o paciente, sempre é assistência na ponta. É o cidadão ter um atendimento de qualidade, um atendimento rápido, principalmente, e estamos trabalhando muito fortemente na humanização desse atendimento”, disse Campêlo.

Equipamento de ponta

Cada uma das cinco unidades recebeu um aparelho de raio-x digital portátil. Outra evolução trazida com a entrega é que a imagem do exame pode ser enviada diretamente ao prontuário do paciente. Os laudos também são disponibilizados eletronicamente, assim que são emitidos, além de impressos.

 Conforme o secretário executivo de Atenção Especializada da Capital, Thales Schincariol, os equipamentos oferecem maior capacidade de definição de diagnóstico e, ainda, aumentam a segurança ao paciente, profissionais de saúde e ao meio ambiente.

“Ele agiliza as imagens que são impressas, que podem ser colocadas num sistema, porque hoje são sistemas digitais, nos hospitais que já têm sistemas integrados, reduzindo a necessidade dos papéis e os impressos que também utilizam reagentes químicos para fazer a revelação. Então, dando segurança ao paciente, ao meio ambiente e dando maior resolutividade ao processamento das imagens”, finalizou.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.