Publicidade
Cotidiano
Notícias

Unidades médicas do estado não terão serviços interrompidos, afirma Susam

O serviço médico será possível porque o estado mantêm contrato com cooperativas de médicos que não irão aderir a greve da categoria que inicia na terça-feira (23). 22/07/2013 às 18:52
Show 1
Fachada ho Hospital João Lúcio
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informou que nenhuma unidade da rede estadual de saúde será fechada em decorrência da paralisação dos médicos, prevista para esta terça-feira (23).

Os gestores e demais servidores das unidades deverão permanecer atendendo, inclusive para informar aos usuários, se for necessário, sobre os motivos de eventuais alterações no atendimento médico e orientando sobre a necessidade de remarcação de consultas.

A Susam vai garantir o funcionamento das unidades da rede de atendimento de urgência e emergência, formada pelos oito Serviços de Pronto Atendimento (SPA), seis Prontos Socorros e sete Maternidades.

Os SPAs são unidades de saúde que realizam atendimento médico para os casos de urgência de baixa e média complexidades, como crises de hipertensão, pequenos ferimentos e mal estar súbito. Os casos mais graves são atendidos nos  Prontos Socorros (sendo três para o público adulto e três pediátricos).

Os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), que ofertam atendimento ambulatorial com demanda livre, com acompanhamento médico especializado na área de pediatria, também irão funcionar normalmente, pois os médicos que atendem nestas unidades são contratados através das cooperativas médicas e não deverão suspender o atendimento.

As demais unidades de saúde que ofertam atendimento ambulatorial, com agendamento das consultas e exames – Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis), as Policlínicas e as Fundações (Hemoam, Cecon, Adriano Jorge, Instituto de Medicina Tropical, Alfredo da Matta e FVS) –, e que poderão ter os serviços comprometidos por conta da paralisação da categoria médica, deverão manter equipe de funcionários para receber os usuários que não forem atendidos e providenciar a remarcação de sua consulta ou procedimento, para a data mais próxima possível.


Publicidade
Publicidade