Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021
Dia do Administrador

Universidade lança espaço de assistência gratuita para pequenos empreendedores de Manaus

Cerimônia de lançamento foi realizada nesta quinta-feira (9), data em que é comemorada o Dia do Administrador



WhatsApp_Image_2021-09-09_at_16.39.04_ACE47919-2C0A-4C15-AADD-410DBFF2B981.jpeg Fotos: Valdeniza Vasques/Uninorte
09/09/2021 às 17:21

Com o objetivo de oferecer serviços de orientação empresarial de forma gratuita para micro e pequenos empreendedores na cidade de Manaus, o Centro Universitário do Norte (Uninorte) lançou o novo Núcleo de Práticas em Negócios (NPN).

A cerimônia de lançamento aconteceu nesta quinta-feira (9), data em que é comemorada o Dia do Administrador. O núcleo está situado na Unidade 6 da Uninorte, localizada na avenida Joaquim Nabuco, Centro da capital.

CAPACITAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS

Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), de janeiro a junho de 2021, foi registrado um crescimento de 52% no número de abertura de novas empresas no Amazonas. Ao todo, foram contabilizadas 4.147 novas empresas durante este período. Entretanto no mesmo semestre do ano passado, a Jucea registrou o fechamento de 1.345 empresas.

Para a professora orientadora do NPN, Fabiana Viegas, um dos objetivos do núcleo é justamente colaborar com formação técnica para que estes novos empreendedores possam continuar crescendo.

"É um espaço que estamos nos colocando à disposição da sociedade para servir de apoio a Micro e Pequenos Empreendedores, com objetivo de ajudá-los, principalmente nesse momento difícil durante a pandemia. O objetivo é colaborar com a formação técnica, elaboração de projetos, implementação e acompanhamento da execução dessas iniciativas", destacou Viegas

PARCERIAS

A professora coordenadora acrescentou ainda que o núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar contando com professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social. Além de ter parcerias com o Sebrae Amazonas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), o Conselho Regional de Administração (CRA/AM) e o de Contabilidade (CRO-AM), e também com apoio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo do Amazonas (Setemp).

Para o diretor administrativo e coordenador do setor de empreendedorismo da Setemp que esteve presente no lançamento, Almir Albuquerque, o núcleo é uma ótima iniciativa para fomentar a formação profissional dos empreendedores do Amazonas. Segundo Almir o objetivo principal é fazer com que essas novas empresas não fechem depois de dois anos de existência.

"Nós como Setemp, trabalhamos com empreendedores de diferentes tamanhos e portes. Então estaremos selecionando alguns dos empreendedores que já atuam conosco para que sejam orientados pela Uninorte. Passando por toda essa capacitação, formação profissional necessária para que eles possam ter sucesso em seus empreendimentos e que fujam dessa estatística que hoje existe de menos de dois anos as empresas estão fechando"

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Além dos professores e entidades parceiras, o Núcleo conta com a participação de estudantes da universidade de vários cursos. Uma delas é Flávia Eloísa, estudante do quarto período de Ciências Contábeis que pretende expandir sua experiência profissional com o Núcleo de Práticas de Negócios.

Já atuo em várias empresas prestando serviços de contabilidade e e tenho uma empresa pequena que trabalha com peças e equipamentos de informática. Quero conhecer o mercado, conhecer as empresas, como funcionam. É mais um estudo de caso para adquirir experiência", comentou a estudante.

Gabriele Garcia, estudante do segundo período de Gestão de Recursos Humanos, também almeja conhecer o mercado de trabalho para futuramente fundar sua própria empresa.

"Estou muito empolgada para começar atuar no curso, para aprender sobre mercado de trabalho. Quero estar preparada para isso. Sempre me interessei pela área de lidar com pessoas, eu já fiz voluntariado na secretaria da minha escola. Na minha família já teve restaurante, minha irmã já teve lojas, não foi para frente por conta das dificuldades. Pretendo estudar mais para poder dar essa força", complementou Garcia.

SERVIÇOS

Dentre os serviços gratuitos oferecidos pelo Núcleo de Práticas de Negócios aos micro e pequenos empreendedores de Manaus, são: elaboração de plano de negócios; diagnóstico organizacional; análise financeira e econômica; demonstrativos financeiros; plano de comunicação e marketing; treinamento na área de gestão e outros.

Os interessados nos serviços podem se dirigir ao NPN localizado na Unidade 6 da Uninorte, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h30; e das 14h às 17h. O contato também pode ser feito pelo email npnuninorte@gmail.com.



News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.