Sábado, 21 de Setembro de 2019
EDUCAÇÃO

Universitária supera barreiras após entrar na UniNorte pelo Enem

Com apenas 22 anos, a universitária está no 8º período do curso na UniNorte com bolsa integral e já teve quatro experiências profissionais



aluna_C4C5A000-5503-42D1-9B24-BA313FA0FF22.JPG A estudante de Jornalismo, Jayne Maciel (Foto: Divulgação)
01/08/2019 às 12:28

Para muitos jovens, o Enem é um bicho de sete cabeças, e ingressar numa faculdade por meio do exame não é visto como uma tarefa fácil. A estudante de Jornalismo, Jayne Maciel, endossa essa estatística, mas também é um exemplo de dedicação e perseverança. Com apenas 22 anos, a universitária está no 8º período do curso na UniNorte com bolsa integral e já teve quatro experiências profissionais. “Quando você começa a enxergar as dificuldades, você aprende a dar mais valor”, diz ela.

Jayne afirma que as condições financeiras não contribuíam para que ela pudesse investir na preparação para o Enem. Aluna de escola pública, a jovem conta que foi preciso muita força de vontade e planejamento para seguir o sonho de cursar uma faculdade. “Não conseguia trabalho para pagar uma faculdade. Só tinha o ensino médio e estava muito frustrada. Usei toda aquela frustração para estudar sozinha com meus livros didáticos”.

O resultado foi a aprovação em seis faculdades, sendo uma delas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Eu continuo pensando que se você tem ferramentas nas suas mãos, por menores ou maiores que sejam, o que vai fazer diferença mesmo é como você vai aproveitá-las. Se você fizer bom uso, você vai ser bem sucedido”, diz ela, que atualmente estagia na área de Marketing em um shopping da capital.

Sonho da comunicação

O desejo de cursar Jornalismo começou quando Jayne trabalhava em um hotel de Manaus como aprendiz de garçonete. Ali, ela notou que a comunicação interna era muito deficiente, e embora não tivesse aquilo como tarefa, decidiu contribuir com o estabelecimento criando peças gráficas e estruturando as mídias sociais do local. Inicialmente, a atividade no hotel levou a jovem a escolher a área de Turismo, área que ela cursou por seis meses, no entanto, a comunicação falava mais alto. “Com a pouca idade que tenho, posso dizer que tenho vasta experiência na área. Meus amigos e pessoas de fora buscam até dicas comigo ou indicações. Eu procuro ajudar, porque sei que muita gente passa pelo que eu passei”, contou.

Agora, Jayne almeja novos projetos, e um deles é fazer uma segunda graduação em Marketing seguida de especialização em Marketing Digital. Ela afirma que “se encontrou” na comunicação corporativa, e ressalta: os jovens precisam pensar no Enem ainda no Ensino Médio.

“A maioria deste público não pensa nisso em longo prazo. Muitos dizem que se não passarem numa faculdade, os pais podem pagar. É um contraste com a realidade, porque vemos muitas pessoas desempregadas e o cenário é difícil. Acredito que enxergar as dificuldades me fez dar mais valor para as oportunidades que apareceram depois do Enem, e eu só tenho a agradecer”.

Promoção

A UniNorte lançou no último domingo (21) no Jornal A Critica uma campanha voltada aos candidatos que estão se preparando para as provas do Enem 2019. Nas próximas semanas, os leitores do jornal impresso e do portal terão acesso a um link promocional que dá direito a isenção de matrículas e descontos de 50% nas mensalidades. No jornal impresso, é possível resgatar o voucher promocional que está sendo distribuído nos fascículos de domingo.

Aqui no portal os links estarão dentro das matérias especiais que serão publicadas a partir da próxima terça-feira (30) até a semana da prova.

*Com informações da assessoria de comunicação.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.