Publicidade
Cotidiano
Notícias

Universitários realizam ato na av. Djalma Batista em prol de Mariana (MG) e igarapés locais

Além deste ato, o grupo - que recolhe doações aos mineiros - irá realizar no próximo sábado (12), às 9h, um abraço simbólico ao monumento Abertura dos Portos. Após o ato, eles irão deitar no chão do Largo São Sebastião, segurando uma vela para lembrar as vítimas do desastre ecológico 07/12/2015 às 12:34
Show 1
O grupo é organizado pela estudante de psicologia da faculdade Fametro, Elianne Farias, de 19 anos.
isabelle valois Manaus (AM)

Com faixas e placas um grupo de universitários realizou na manhã desta segunda-feira (7) um manifesto no sinal em frente ao Shopping Manaus Plaza, localizado na avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul de Manaus. A idéia era de chamar atenção da sociedade que passava pela via para pensar na situação em que se encontram os igarapés da capital e fazer uma conscientização sobre a atual situação em que se encontra Mariana (MG), que teve o rompimento de duas barragens da empresa Samarco, que ocasionou a morte do rio Doce.

Os universitários, desde a primeira quinzena de novembro, criaram um grupo no Facebook para realizar uma ação de arrecadação de doações de água que devem ser enviada para Mariana ainda neste mês. Até este final de semana, os 10 pontos de coleta já havia conseguido arrecadar mais de 2 mil litros. A meta é chegar até o dia 20 de dezembro com pelo menos 4 toneladas.

O grupo é organizado pela estudante de psicologia da faculdade Fametro, Elianne Farias, de 19 anos. Para o ato de hoje, os universitários que estavam encobertos por barro, esticavam uma faixa com a frase: “E se fosse no rio Amazonas?” e vários cartazes conscientizando a população para as doações as famílias de Mariana.

“Nossa idéia não é só realizar a campanha de doações de água para Mariana, mas também para chamar atenção da população para os nossos igarapés, rios e lagos. É um alerta que estamos tentando passar para a sociedade. Estamos matando nossas principais fontes de água, e nada é feito. O poder público não se manifesta e vamos nos acomodando com a situação”, explicou a organizadora.

Além deste ato, o grupo irá realizar no próximo sábado (12), às 9h, um abraço simbólico ao monumento Abertura dos Portos. Após o ato, eles irão deitar no chão do Largo São Sebastião, segurando uma vela para lembrar as vítimas do desastre.

O grupo conseguiu o apoio com a Força Aérea Brasileira (FAB) que irá encaminhar toda água arrecada para Mariana (MG). “Estamos aguardando a liberação da Defesa Civil do Estado, mas tudo que parece logo nossas doações devem chegar a Minas Gerais”, reforçou Elianne. O avião da FAB agüenta em média de 20 toneladas. Os universitários pretendem chegar pelo menos a 4 toneladas.


Pontos de Coleta em Manaus

*Rua Itaenga, número 47, conjunto Canaã, Alvorada I , ao lado da policlínica Fisiotec, horário de 18h as 23h
*Ufam, mini campus, Bloco X, laboratório de desenvolvimento
*Ufam, FAPSI - Faculdade de Psicologia. Laboratório de Desenvolvimento Humano
*Uninorte: Unidade 10, na coordenação de Psicologia, rua 10 Julho, s/n, Centro, ao lado do colégio Brasileiro Pedro Silvestre. Contatos: Tainá 981368770 (manhã) e Sílvia 981824287 (noite)}
*Rua: General Carneiro nº 1120, bairro São Francisco (casa do portão preto) (Residência do Emerson)
*Avenida F, quadra 41 casa 37, conj. Osvaldo frota 1, Cidade Nova, prox. ao campo do Osvaldo Frota. Vanice
*Av. Laguna n° 68A Lírio do Vale 1 - Distribuidora Assante - Todos os dias a partir das 14h*Rua 174, nº 24, Cidade Nova 3, núcleo 15, Zona norte. Todos os dias, de 09h as 19h. Responsável: Larissa
*Faculdade Estácio, na avenida Constantino nery, próximo a panificadora Cintia. Procurar a recepção da coordenação acadêmica e também a unidade na Djalma Batista, procurar a coordenadora Adriana
*Fametro, unidade 3 - entrada pela Constantino ou Djalma, procurar a coordenação de Psicologia
*Dom Bosco da Zona Leste, Próximo ao Terminal 5
*Ana Braga, sala de Marketing 4° período, bloco BB. Responsáveis: Fernanda e Bruna. Telefone para contato: 992982637
*Conjunto Morada do Sol: avenida Via Lactea, 607, bairro Aleixo. (Pode deixar na portaria no nome de Saadya)

Publicidade
Publicidade